CuriosidadesDicasSaúde

Açúcar no café: afinal, vale a pena?

acucar-no-cafe-afinal-vale-a-pena

A discussão é polêmica! Quem adora um cafezinho, em algum momento irá se deparar com o questionamento: pode colocar açúcar no café? A verdade é que cada pessoa tem o direito de consumir a bebida de acordo com as suas preferências, no entanto, não há como negar que o açúcar altera o sabor natural da bebida, mascarando tanto as imperfeições quanto a sua qualidade original.

Quando a pessoa cria o hábito de beber café com açúcar, muitas vezes nem se dá conta de como ele pode estar escondendo o sabor ruim daqueles grãos. Por outro lado, ao adicionar açúcar em um café de qualidade também se está mascarando tudo o que ele tem de bom, ou seja, você investe em grãos com ótimos atributos e o açúcar impede que se saboreie todas as suas notas e particularidades característicos de um verdadeiro café especial.

Leia também: Benefícios do café: conheça 20 benefícios para a sua saúde

Seja você ainda coloca açúcar no seu café, separamos algumas dicas para que compreenda melhor por que deveria começar o quanto antes a experimentar a bebida sem esse ingrediente!

Por que o açúcar no café mascara as imperfeições da bebida?

Você é daquelas pessoas que acha normal um café muito amargo, praticamente com sabor de queimado? A sua ideia é sempre colocar mais açúcar para disfarçar esse amargor?

Acontece que o amargor, por mais que seja uma característica da bebida, não deve ser predominante. Já o café de qualidade tem naturalmente um sabor cítrico ou mais adocicado, ou seja, não é o amargor que predomina.

Por mais que o gosto amargo seja comum e característico do café, não deve ser o grande destaque da sua bebida. Basicamente se trata do seguinte: cafés de qualidade tem um sabor suave e que não exigirão o açúcar para adoçar, enquanto os cafés de qualidade inferior têm um gosto com amargor acima da média, o que faz com que as pessoas usem o açúcar.

O amargor acima do normal é consequência de um processo de produção do café de baixa qualidade, ou de uma processo de preparo falho (ou os dois). Muita gente confunde e acredita que o amargor significa um café forte, mas não é a mesma coisa. Um bom café pode ser forte e intenso por natureza e não necessariamente amargo.

Portanto, ficou claro que, ao adoçar a sua bebida, você está disfarçando as suas imperfeições, ou pior, escondendo tudo de bom que um café de excelente qualidade pode oferecer certo?

Faça um bem para a sua saúde eliminando o açúcar do seu café

Por mais que adicionar açúcar no café seja um hábito de muita gente, é importante se lembrar de que além desse costume significar que você pode estar consumindo café de baixa qualidade, também não é benéfico para a saúde.

Além das altas calorias, o açúcar no café vem carregado de gordura e é muito baixo em valores nutritivos. Para se ter uma ideia, um estudo da Universidade de Illinois revelou que ao colocar açúcar no seu leite, café ou chá, você está consumindo, em média, 43 calorias a mais por dia. Achou pouco? Faça as contas e tenha certeza de que no longo prazo esse número pode resultar em alguns quilos a mais.

Para completar, o mesmo estudo apontou que pessoas que bebem café preto puro podem perder, em média, 69 calorias por dia.

E não é só de calorias que estamos falando, não é mesmo? O açúcar em excesso não faz bem para a sua saúde como um todo, então que tal eliminá-lo do seu café para poder consumir com tranquilidade em outros alimentos ao longo do seu dia?

Mude seus hábitos: dicas para tomar café sem açúcar

Confira, abaixo, algumas dicas para, aos poucos mudar, os seus hábitos e começar a beber café sem açúcar:

1.  Experimente comprar café de alta qualidade, pois como citado anteriormente, eles não possuem um amargor acima do normal;

2.  Diminua a quantidade de açúcar aos poucos para não ter uma interrupção bruta. Primeiro corte pela metade e depois vá diminuindo um pouquinho a cada dia para não sofrer muito com a mudança;

3.  Experimente cafés diferentes daqueles que você está acostumado, de variadas regiões e sabores. Teste até encontrar aquele que agrada mais o seu paladar;

4.  Aposte em cafés de torra mais clara, que são menos amargos e possuem sabor frutado e cítrico.

5.  Substitua o açúcar por outros ingredientes, como por exemplo: canela em pó, cacau em pó ou stevia (falaremos mais sobre isso em seguida);

6.  Tente preparar o seu café de diferentes formas para obter sabores que você ainda não conhece. Não se limite e explore outros métodos, como o coador de pano, cafeteira italiana, AeroPress, Pressca, Clever, Prensa Francesa, entre tantos outros.

Como adoçar o seu café sem açúcar

Se mesmo assim você não quiser abrir mão de adoçar o seu café, mas quiser deixar de lado o açúcar, existem algumas alternativas saudáveis para ajudar nessa missão.

1. Stevia

É rico em antioxidantes e tem índice glicêmico zero, sendo uma ótima opção para os diabéticos. A dica é dar preferência para o extrato de stevia orgânico.

2. Baunilha

Utilize a fava de baunilha ou o extrato natural de baunilha para adoçar o seu café. Não é preciso adicionar uma grande quantidade e fica delicioso.

3. Canela

Uma opção em conta e fácil de comprar em qualquer supermercado. Seja em pó ou pedaços, além de adoçar, proporciona um sabor muito diferenciado e delicioso.

4. Coco fresco

Se não for fácil encontrar a polpa de coco fresca onde você mora, pode optar pelo coco ralado também (sem adição de açúcar, é claro). Além do café, fica gostoso no chá!

5. Mel

O mel é rico em enzimas, vitaminas, minerais, fitonutrientes, sendo uma ótima alternativa para substituir o açúcar ou adoçantes artificiais. Opte por mel orgânico, mas fique de olho nas calorias.

7. Cacau em pó alcalino

O cacau em pó alcalino é 100% natural e super gostoso para adicionar ao seu café.

8. Tâmaras

Uma ótima opção para substituir o açúcar, as tâmaras possuem açúcar natural, mas são saudáveis. Triture com água até fazer um purê e depois utilize para adoçar a sua bebida.

Experimente sair da rotina e explorar novos sabores

É muito fácil cair no looping da rotina e nem pensar em experimentar novas formas de fazer o seu cafezinho, não é mesmo? Você entra no piloto automático e nem pensa que pode estar cultivando hábitos pouco saudáveis e mascarando o sabor do seu café!Fique ligado e comece a colocar as nossas dicas em prática o quanto antes. Para auxiliar no preparo da sua bebida, conte com a Delgrani. Cafés e utensílios de altíssima qualidade te esperam em nossa loja. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *