Cafeteiras em geralDicas

AeroPress: o que é e como preparar o café!

aeropress-o-que-e-e-como-preparar-o-cafe

Um método de preparo de café criado por Alan Adler, a cafeteira AeroPress nasce em 2005. Desde então, ganhou espaço no dia a dia e coração dos amantes dessa bebida. O inventor desse aparato vive nos Estados Unidos e foi professor na Universidade de Stanford.

Com diversos benefícios e diferenciais, a AeroPress possui um tipo de extração no qual se utiliza filtro, que este pode ser descartável ou não, e a pressão do ar. Como resultado, você saboreia um café limpo e leve, com características parecidas com a de um expresso.

Se você tem interesse em descobrir mais sobre o universo da Aeropress, leia esse artigo completo e recheado de dicas para o preparo do seu cafezinho!

Aeropress: como funciona?

O método foi desenvolvido com o objetivo de extrair um café em pequena quantidade de forma prática e rápida. A bebida resultante é encorpada e forte (como comentamos anteriormente, semelhante ao expresso).

Fica pronto em torno de um minuto e o próprio AeroPress se encaixa na xícara ou recipiente no qual a bebida será servida. Não dá para ficar melhor, né?

Confira abaixo as partes que compõem o Aeropress e, em seguida, iremos detalhar a forma de preparo e algumas dicas essenciais.

  • Êmbolo: peça que corre por dentro da cafeteira e pressiona o ar para baixo.
  • Tubo externo: local no qual o pó e a água são misturados e depois é inserido o êmbolo.
  • Ponta do Pistão: uma tampa que impede que o ar escape ao ser pressionado.
  • Suporte de filtro: peça circular que se enrosca na base do tubo externo e na qual o filtro de papel se encaixa dentro dela.
  • Revolvedor: para mexer o café durante a infusão.
  • Colher medidora: para garantir quantidades ideais

Como preparar o café no Aeropress

O café na Aeropress é feito por meio da infusão. Antigamente, era comum deixar o café em infusão por muito tempo (às vezes mais de uma hora), o que tornava o sabor da bebida mais amargo. Com o passar dos anos, esse tempo foi ficando mais curto (no Aeropress é menos de um minuto) e o café consequentemente se tornou mais doce.

Antes de conferir o passo a passo que listamos abaixo, é importante pontuar que o AeroPress é um método extremamente flexível de preparo do café. Se você nunca testou o produto, comece seguindo a forma mais tradicional de fazer a bebida e depois não deixe de explorar novas maneiras!

1.Coloque o filtro de papel dentro da base com furinhos e depois enrosque-a ao tubo externo;

2.Coloque o tubo em cima da xícara ou recipiente no qual será servida a bebida e depois ponha o pó de café no mesmo;

3.Despeje a água quente em movimentos circulares;

4. Esse é o momento de infusão, no qual você pode fazer testes, mas o comum é esperar de 30 segundos a 1 minuto;

5.Quebre a crosta de pós que fica por cima e mexa por 10 segundos;

6.Insira o êmbolo de cima para baixo – há uma camada de ar entre o café e a ponta do êmbolo, que irá empurrar o café pelo filtro e ele cairá na xícara ou recipiente.

cafeteira-aerobie-aeropress
A extração via Aeropress é um dos métodos de preparo de café mais flexíveis da atualidade.

Dicas para um café incrível

Existem algumas dicas essenciais para que você extraia uma bebida incrível do seu AeroPress, entre elas:

  • Utilize a moagem fina-média;
  • Sempre escalde a cafeteira antes de utilizar;
  • Pressione o êmbolo suavemente, caso contrário, a extração fica mais difícil com um resultado amargo na xícara.

Benefícios do AeroPress

Versatilidade

Um único método de café proporciona extrações inovadoras. Se você gosta de testar, experimente alterar o tempo de infusão, a velocidade de filtragem ou a moagem dos grãos. Tudo isso proporcionar cafés com sabores diferentes!

Praticidade

O AeroPress prepara o seu café de forma muito simples e rápida. Sem necessidade de uso da energia elétrica (exceto para aquecer a água), em poucos minutos você tem sua bebida pronta. Além disso, é fácil levá-la em uma viagem ou ao trabalho, pois é bem levinha e pequena!

Sabor diferenciado

A forma que o café é preparado na AeroPress gera uma bebida com muitos óleos essenciais e açúcares, o que antes era possível apenas por meio de uma cafeteira de expresso.

Limpeza simples

Esse é outro benefício incrível, pois para limpar basta desenroscar a base, dispensar o filtro e pressionar mais um pouco o pistão. Dessa forma, a borra do café sai compactada e você pode utilizá-la para adubar plantas, por exemplo. A limpeza em si pode ser feita com água – detergentes e esponjas podem prejudicar a vida útil da cafeteira.

A AeroPress e os campeonatos ao redor do mundo

campeonatos-de-aeropress
O campeonato de Aeropress é realizada em mais de 60 países.

Comentamos anteriormente que o AeroPress é super versátil, lembra-se? Justamente por isso existem campeonatos que visam premiar e prestigiar receitar diferenciadas feitas com esse utensílio.

Para você ter uma ideia de como a AeroPress ganhou visibilidade ao redor de todo o mundo, já existe um Campeonato Mundial de AeroPress, no qual vários profissionais competem pela melhor receita de café realizada por meio desse método. No Brasil, também há o Campeonato Brasileiro de AeroPress, que em 2019 foi sediado em Blumenau.

Ao redor do mundo existem mais de 120 campeonatos nacionais e regionais, em cerca de 60 países, com mais de 3000 competidores. O primeiro realizado no Brasil aconteceu em São Paulo, em 2015!

Teste e inove no cafezinho com o seu AeroPress

Curtiu todos os diferenciais e benefícios da Aeropress? O método não é tão antigo como alguns dos mais tradicionais, mas com certeza já conquistou quem gosta de café.

Confira agora na loja online da Delgrani uma Cafeteira AeroPress que inclui colher dosadora, mexedor e um conjunto de 350 filtros descartáveis.

Tudo o que você precisa está aqui e continue explorando diferentes formas de preparar o seu café!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *