Café e SaúdeCuriosidadesSaúde

Benefícios do café: Conheça 20 benefícios para a saúde

20-beneficios-do-cafe-tema

Apesar das controvérsias, existem diversos estudos que abordam os inúmeros benefícios do café. Ao mesmo tempo, outros afirmam que seu consumo pode ser prejudicial para a saúde, aumentando riscos de doenças cardiovasculares, derrames cerebrais ou infartos.

São tantas opiniões e pesquisas que, às vezes, o consumidor fica meio confuso e não sabe em qual informação acreditar.

De fato, estudos existem aos montes, mas é sempre importante verificar a fonte da pesquisa e ter certeza de que a mesma é de um instituto de pesquisa confiável.

Em uma matéria publicada por Drauzio Varella em agosto de 2019, o médico aborda a polêmica sobre os benefícios e malefícios do café. Ao longo do artigo, ele aborda um estudo recente conduzido por um grupo de americanos dos NIH (Institutos Nacionais de Saúde) que tinha como objetivo desvendar se quem toma café vive mais ou menos tempo.

A pesquisa foi realizada com 229.119 homens e 173.141 mulheres, ambos os sexos saudáveis e com idade entre 50 e 71 anos. Após a separação dos participantes em diferentes grupos, o estudo chegou a conclusões muito interessantes.

Em um primeiro momento, Varella conta que os dados da pesquisa pareciam afirmar que o consumo de café estava diretamente conectado ao aumento da mortalidade desse grupo de pessoas. No entanto, ao excluírem fatores sedentarismo, obesidade e cigarro, ficou claro que, na realidade, o resultado era o contrário.

Pessoas que tomam café consequentemente tinham menor risco de morte por diabetes, doenças cardiorrespiratórias, derrames, entre outros. Além disso, a relação detectada era proporcional ao número de xícaras da bebida que a pessoa tomava por dia.

Incrível e surpreendente, não é mesmo?

Se você ainda está em dúvida sobre os resultados apresentados, Varella confirma que o estudo foi aceito para publicação no “The New England Journal of Medicine”, uma revista médica de grande nome e circulação.

20-beneficios-do-cafe-B
Pessoas que tomam café têm menor risco de morte por diabetes, doenças cardiorrespiratórias, derrames, entre outros.

Benefícios do café: quais são os principais?

Agora que já nos aprofundamos um pouco em estudos verdadeiramente embasados sobre os benefícios do consumo de café, vamos entender mais sobre tudo o que essa bebida tão querida pode proporcionar de bom à saúde.

Mesmo assim, é sempre importante ter clareza de que o equilíbrio em seu consumo é essencial. Não leve os benefícios listados abaixo ao pé da letra e saia bebendo 30 xícaras por dia. E mais: sempre que necessário, procure um especialista no assunto para ter certeza de qual é a medida certa que você deve consumir diariamente.

1. Possui nutrientes importantes para organismo

Para inaugurar os benefícios do café, vamos falar de seus componentes. Vale ressaltar que é uma importante fonte de antioxidante e possui diversos nutrientes e vitaminas, como B2, B3, B5, potássio, magnésio e manganês.

Todos esses componentes são importantes e fazem bem ao nosso corpo, alguns deles sendo responsáveis por proteger o organismo de várias doenças.

2. Melhora a produtividade e os níveis de energia

Com certeza um dos principais motivos que fazem as pessoas ingerirem café é o fato da bebida te deixar mais ativo. A cafeína, uma das substâncias presentes na bebida, é um grande estimulante.

É uma ótima forma de manter a energia lá em cima em momentos do dia em que a sua produtividade cai muito. Isso acontece porque, ao beber café, uma parte da cafeína ingerida vai para o seu cérebro e diversas reações químicas fazem com que ele trabalhe mais rápido e melhore a sua energia.

3. É um bom diurético

Sim, um dos benefícios do café é que ele te ajuda a urinar com mais frequência. É claro que ele não deve ser ingerido puramente com este intuito, mas pode ajudar pessoas que precisam melhorar esse processo natural do corpo.

4. Estimulante para a digestão

Nem todo mundo sabe, mas o café também ajuda na digestão porque estimula o intestino e o reflexo do estômago, o que aumenta o movimento gastrointestinal e também facilita a digestão.

5. Ajuda no emagrecimento

Não se engane com este benefício, pois o café não irá te deixar magro da noite para o dia. No entanto, se você aliar a ingestão da bebida com a alimentação saudável e prática regular de exercícios, conseguirá perder alguns quilinhos.

E o que o café tem a ver com emagrecer? Bom, quando você ingere a bebida antes de praticar exercícios, a cafeína proporciona mais energia e resistência, ajudando a tornar esse momento até mais gostoso e também aprimorando seu rendimento. Além disso, beber café estimula o seu metabolismo.

beneficios-do-cafe-ajuda-no-emagrecimento
A ingestão do café aliada a alimentação saudável e prática regular de exercícios ajudará na perda de peso.

6. Combate a depressão

Estudos já apontam que o café também tem alguns efeitos na saúde mental. A cafeína estimula o ânimo e chega facilmente ao cérebro, alterando a atividade de dois neurotransmissores importantes para a depressão – serotonina e dopamina.

O café interfere no humor de forma positiva, agindo nos hormônios associados ao bem-estar e disposição.

É claro que apenas a ingestão de café não evita completamente, nem pode ser a única medida de combate à doença, mas algumas pesquisas já comprovam que pode ajudar no processo.

7. Aumento da expectativa de vida

Estudos como o que abriu este artigo já afirmam que o consumo de café está diretamente ligado a uma maior expectativa de vida. Como? O café é uma grande fonte de antioxidantes.

Ao beber café com certa regularidade, as chances de mortalidade por causas cardíacas, respiratórias, acidentes vasculares cerebrais, diabetes, entre outras, cai bastante.

8. Ajuda na concentração

Como a cafeína é um ótimo estimulante psicoativo, ao consumir esta bebida diversas reações químicas acontecem e, consequentemente, proporcionam mais energia. E ao ter mais energia você também tem mais foco e concentração.

9. Prevenção do Alzheimer

Um benefício do café que também já foi pauta de alguns estudos é a associação de seu consumo com a prevenção do Alzheimer. 

Neste caso, uma substância do café é responsável por aumentar os níveis de um determinado fator sanguíneo chamado GCSF, que atrasa a evolução da doença. Além disso, a cafeína ajuda na redução da produção de uma proteína responsável pela doença.

10. Prevenção do Parkinson

Outra doença impactada pelo café e suas propriedades é o Parkinson. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa da Universidade McGill, no Canadá, concluiu que quem consome café tem cinco vezes menos chance de desenvolver a doença do que quem não consome. 

Isso acontece porque uma quantidade adequada de café ingerida contribui para o funcionamento da dopamina, neurotransmissor que quando está em falta pode contribuir para o desencadeamento do Parkinson.

11. É benéfico para o fígado

Quando se trata do fígado, o café protege da cirrose e do câncer. Um estudo da universidade de Southampton afirma que, ao tomar café, o risco de desenvolver cirrose cai em até 22%.

Além disso, o consumo da bebida diariamente também protege de outras possíveis enfermidades que podem atacar este órgão.

12. Prevenção da diabetes

Segundo um relatório do Instituto Suíço de Informação Científica sobre o café, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 diminui quando a pessoa toma de duas a quatro xícaras de café por dia.

Outro estudo realizado pelo “American Journal of Clinical Nutrition” também confirma que quem bebe café têm 23% de chances de não desenvolver a doença.

Visto que o café acelera o metabolismo do corpo e as reações químicas acabam acontecendo mais rápido, isso pode ajudar na diminuição da concentração de glicose no sangue.

13. Promove o rejuvenescimento

O fato do café contar com componentes como polifenóis e antioxidantes ajuda a retardar o processo de envelhecimento. 

No entanto, não estamos falando apenas da bebida em si. Neste caso, é interessante abordar também como marcas de cosméticos têm utilizado os componentes do café para produzir produtos para a pele que têm como promessa o rejuvenescimento.

14. Faz bem para o coração

Muito estudos também já afirmam que existe uma conexão entre o consumo do café e a saúde do coração. 

Uma pesquisa que está reunida no periódico “The BMJ” revelou que aqueles que consomem de três a quatro xícaras de café por dia têm 19% menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

15. Alivia e reduz o estresse

Como já comentamos anteriormente, o café ajuda no humor e proporciona mais energia e disposição. O que não falamos ainda é que, além disso, outro benefício é que ele ajuda a aliviar o estresse. 

Alguns estudos realizados, apesar de não serem 100% conclusivos, já fazem os pesquisadores acreditarem que a ingestão de cafeína ajuda a bloquear receptores que causam estresse.

16. É bom para a memória

Uma pesquisa da Universidade de Johns Hopkins confirmou que memória de longo prazo pode ser afetada positivamente pelo consumo de cafeína diariamente. Isso acontece porque ela melhora o processo do cérebro de consolidar a memória.

 17. Libera o intestino

Uma pesquisa realizada na Universidade do Texas, nos EUA, revelou por que várias pessoas, ao consumirem café, têm vontade de ir ao banheiro. O resultado afirmou que a bebida, seja esta cafeinada ou não, estimula o movimento do intestino e, em algumas pessoas, pode ter um efeito laxante.

18. Diminui problemas respiratórios

Estudos comprovam que há uma probabilidade menor dos consumidores mais assíduos de café desenvolverem sintomas de asma, por exemplo. Em média, os apaixonados pela bebida têm 30% menos chances de ter a doença do que pessoas que não bebem café.

Além disso, até 2 horas após a ingestão do mesmo há uma melhora na função pulmonar do indivíduo.

19. Protege de inflamações

Uma das respostas do sistema imunológico é a inflamação do organismo. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford afirma que a cafeína tem o poder de combater a inflamação crônica do corpo – ela tem um efeito anti-inflamatório.

20. Proporciona momentos de prazer

O último, mas não menos importante benefício da nossa lista se trata dos momentos de felicidade e prazer que o café proporciona.

Seja sozinho em uma tarde importante de trabalho, em uma reunião com amigos, em uma viagem especial ou durante um café da manhã gostoso. O café está presente em memórias gostosas e ajuda a torná-las mais prazerosas.

Os benefícios do café são inúmeros, assim como os tipos que existem

Listamos diversos benefícios do café, mas é claro que ainda tem muita coisa que essa bebida pode proporcionar para a sua saúde e bem-estar.

É interessante notar que falamos tanto de benefícios emocionais quanto físicos. Fomos desde a prevenção de doenças graves até como o consumo da bebida pode ajudar em coisas simples do dia a dia.

Com isso, apenas reforçamos o que já sabemos: além de uma bebida deliciosa, o café faz bem.

É claro que, como já pontuamos anteriormente, nada em excesso é saudável. É importante se lembrar sempre de que todos os benefícios listados acima consideram um consumo equilibrado da bebida e não exagerado.

E para continuar sempre vivendo momentos de prazer ao consumir o seu cafezinho, opte por produtos de qualidade e inove nos sabores e formatos. As possibilidades são infinitas e nós, da Delgrani, estamos prontos para levar todos os benefícios do café até a sua casa.Conheça a nossa loja e desfrute de todos os benefícios do café com os nossos produtos. Clique aqui e comece a navegar!

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir muitos outros que preparamos e mergulhe no universo do café:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *