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Café da manhã saudável: importância e dicas

café da manhã saudável importância e dicas

Nem todo mundo sabe, mas tomar um café da manhã saudável é uma das melhores maneiras de iniciar o dia. Essa refeição é super importante porque ao se alimentar bem nesse período — no qual normalmente você está há 8 horas ou mais sem comer —  o seu dia será iniciado com muito mais disposição e você terá um desempenho melhor, seja na escola, trabalho ou faculdade.

Entre o jantar e o café da manhã do dia seguinte, o corpo continua funcionando mesmo quando dormimos, porém, em um ritmo bem menor. O organismo gasta energia para manter as funções básicas, como circulação, respiração e funcionamento do coração.

Pela manhã, é importante se alimentar para que o corpo volte a ter energia o suficiente e você se sinta disposto para realizar as tarefas necessárias. Um café da manhã saudável, portanto, fornece nutrientes, vitaminas, proteínas, carboidratos para que o seu rendimento comece lá em cima. Além disso, se você come adequadamente no café da manhã, reduz o risco de comer excessivamente nas refeições seguintes por estar de estômago vazio.

Agora que você já se convenceu sobre a importância da primeira refeição do dia, confira como preparar um café da manhã saudável e equilibrado, afinal, é importante comer bem, né?

O que incluir no seu café da manhã saudável

Comece o seu dia consumindo um pouco de cada grupo alimentar, entre eles os carboidratos, proteínas e gorduras.

O interessante é que um alimento nunca é composto por somente um nutriente. As frutas, por exemplo, possuem carboidratos, mas também contam com vitaminas, fibras, minerais e fitoquímicos. Já o pão pode conter fibras e gorduras de sementes e azeites.

O que você deve evitar consumir em quantidades muito altas são alimentos excessivos em carboidratos, como por exemplos, açúcar, bolos, bebida láctea achocolatada etc.

Para você ter uma ideia, um café da manhã saudável deve mesclar alimentos desses três principais grupos:

  • Queijos, leite e iogurtes: são fonte de cálcio, importantes para o tecido ósseo e ricos em proteínas;
  • Frutas: muito ricas em vitaminas, fibras e minerais, o que contribui para um bom funcionamento dos intestinos;
  • Cereais, biscoitos e pães: famosos por serem ricos em carboidratos e energia. Quando são integrais, também contam com vitaminas e fibras. Vale ressaltar novamente que carboidratos não devem ser consumidos em excesso.

Ah, e não se esqueça do cafezinho, hein? Já listamos aqui todos os benefícios incríveis proporcionados por essa bebida. Para começar o dia bem, com muita energia e disposição, não deixe de tomar o seu!

Dicas de alimentos saudáveis para o seu café da manhã

Compilamos algumas ideias simples e super gostosas de alimentos para que você possa sempre variar o seu café da manhã saudável. Conte com opções para todos os gostos e estilos de vida.

Lembre-se de que se você está fazendo regime ou se pratica algum esporte específico regularmente, é importante consultar o seu nutricionista para as indicações mais adequadas!

1. Omelete

Uma opção de café da manhã com bastante proteína. Você pode testar vários sabores, incluindo legumes, queijo e o que mais desejar, mas lembre-se de não exagerar nos carboidratos.

2. Ovos mexidos

Ainda na onda dos ovos, que tal preparar os mexidos para comer com uma torrada ou pãozinho integral? Fica uma delícia! Se preferir, pode adicionar alguns ingredientes aos seus ovos, como queijo, por exemplo.

3. Tapioca

Quem não gosta de uma tapioquinha pela manhã, hein? Já é uma opção muito apreciada por aqueles que desejam substituir os carboidratos no seu cardápio. Você pode rechear com o que quiser, como verduras, legumes, queijo, peito de peru, ricota, entre outros ingredientes.

4. Pão integral

Se você é daqueles que não consegue abrir mão do pão no seu café da manhã, então opte pelo pão integral, pois ele possui mais fibras do que o comum. Adicione peito de peru, requeijão light, ricota ou queijo cottage. E que tal um café gelado para acompanhar? Já experimentou essa delícia durante o verão para começar o dia se refrescando sem abrir mão da energia da cafeína?

5. Panqueca

Nem todo brasileiro tem o costume de comer panquecas pela manhã. Vemos muito esse hábito nos filmes americanos, não é mesmo? Uma ótima dica é preparar panquecas de banana com canela e aveia.

6. Iogurte desnatado com fibras

O iogurte vai muito bem no seu café da manhã saudável. Você pode misturar algumas frutas picadas e se deliciar, o que acha? Além de nutritivo, fica super gostoso, mas opte pelo desnatado com fibras porque tem menos gordura.

7. Salada de frutas

Falando nisso, se você não é muito fã de iogurte, pode comer apenas a salada de frutas. Pique opções variadas e aproveite!

8. Pasta de abacate

A pasta de abacate ou o guacamole são opções incríveis para sair da rotina. O abacate conta com gorduras boas, importantes para o organismo. É uma opção de alimento low carb. Coma com algumas torradinhas integrais e delicie-se!

9. Suco verde

Pode parecer, mas não é complicado fazer o seu suco verde detox. Basta usar couve ou espinafre como base e aproveitar toda a nutrição que ele proporciona.

10. Mamão com granola e mel

Corte o mamão em pequenos cubos, despeje um pouco de mel e granola. É bem prático de preparar e tira um pouco a fruta da rotina.

11. Chá verde

Você sabia que o chá verde é uma bebida termogênica? Ajuda a emagrecer e combina com o seu café da manhã saudável. Junto de biscoitinhos integrais fica mais gostosos ainda.

O chá verde é uma excelente bebida para quem procura emagrecer.

12. Leite desnatado

Se você é fã de leite, aposte no desnatado, porque ele está livre de gordura saturada. É uma ótima opção para tomar com aquele seu cafezinho fresco passado na hora.

13. Ricota

Quando o assunto são gorduras e calorias, a ricota é uma opção muito saudável em relação aos outros queijos. Além disso, não concentra altos teores de sódio. Opte por consumir com pão ou torrada integral.

14. Cereal sem açúcar

Ao escolher cereais sem açúcar você está tomando uma atitude mais saudável. Que tal misturar com o seu iogurte? Fica uma delícia!

O que não pode faltar na sua primeira refeição do dia

Seja qual for o mix de alimentos que você fizer para o seu café da manhã saudável, não se esqueça de incluir o cafezinho, hein?

Caso você ainda não saiba muito sobre esse universo, existem várias maneiras diferentes de preparar o seu. Utilize a Prensa Francesa, Coadores, Aeropress, Cafeteira Pressca, Cafeteira Italiana e muito mais! Além de sabores inusitados e deliciosos, você poderá usufruir dos incríveis benefícios do café. Para se aprofundar em todas essas formas de preparo da bebida, clique aqui e conheça a Delgrani!

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