Cafeteiras em geralCuriosidades

Bialetti: conheça a tradicional marca italiana que criou a cafeteira Moka

cafeteira italiana bialetti

A Bialetti é uma marca reconhecida mundialmente quando o assunto é café. Criadora de uma das cafeteiras mais usadas pelos apaixonados pela bebida, é sinônimo de qualidade e tradição.

O seu fundador, Alfonso Bialetti, é responsável por começar toda essa história há mais de 100 anos. A marca italiana revoluciona o mercado com a Moka, que é adorada até hoje.

Se você ficou curioso para descobrir mais sobre a marca que é uma referência para quem ama um cafezinho saboroso, continue a leitura deste artigo para ter acesso a todas as informações sobre a Bialetti e conhecer alguns de seus produtos!  Vamos lá?

Bialetti: como tudo começou?

Precisamos começar falando sobre a especialização italiana no café, que começou muito antes de Alfonso Bialetti nascer. Por volta de 1570, grãos de café chegaram na Itália e a bebida foi aperfeiçoada por lá, ganhando diversas variedades como o espresso e o cappuccino.


Leia também: Como fazer café na Cafeteira Italiana


Tanta tradição fez com que os italianos se tornassem pioneiros na fabricação de máquinas de café e, assim, surgiram diversas empresas com esse foco na Itália. A Bialetti foi uma delas, mas essa história só teve início em 1919.

Nessa época, Alfonso Bialetti abriu uma oficina na cidade de Crusinallo para produzir produtos de alumínio semi-acabados. O seu espírito empreendedor transformou a simples oficina em um laboratório de design e produção de utensílios acabados, prontos para entrarem no mercado. E assim… Nasce o icônico homenzinho de bigode que é a marca registrada da Bialetti.

A invenção que mudou o mundo do café: a cafeteira Moka

Em 1933, Alfonso Bialetti lançou no mercado a cafeteira Moka Express, muito adorada até hoje. Muita gente acha que foi ele quem criou a Moka, mas sabia que na verdade foi Luigi di Ponti? Alfonso adquiriu a patente da invenção de Luigi e acabou se tornando muito famoso por isso.

Marcada pela tradição, elegância e design único, a Moka leva mais estilo para qualquer cozinha. Nos primeiros cinco anos de fabricação, foram vendidas mais de 70 mil unidades do produto. Além da praticidade, o consumidor da época passou a buscar a cafeteira por conta de seu estilo também.

É um método de preparo de café prático e com diversos benefícios, portanto, ninguém fica surpreso que esse número de 70 mil tenha crescido tanto e já tenham sido vendidas mais de 300 milhões de unidades da cafeteira no mundo.

Há pouco tempo, Renato Bialetti, herdeiro de Alfonso Bialetti, que foi um dos grandes responsáveis por transformar a cafeteira de alumínio italiana em um sucesso global, faleceu. Ele havia assumido os negócios em 1940 e ajudado a expandir a marca ao redor do mundo todo.

Os diferenciais da Moka

Se ainda resta alguma dúvida sobre adquirir ou não uma Moka para preparar o seu cafezinho, confira, em seguida, os seus principais diferenciais:

1. Design icônico

Desde a sua criação, em 1933, a Moka mantém seu design octogonal. Em um mundo em constantes mudanças, é incrível como a tradição de alguns produtos continua um sucesso ao redor do mundo.

Uma cafeteira charmosa que proporciona muito mais estilo para a sua cozinha, a Moka existe em diversos tamanhos e cores, ou seja, atende diferentes gostos e necessidades.

2. Sustentabilidade

Outro ponto interessante para quem ama café e o meio ambiente é a questão da sustentabilidade, afinal, a cafeteira italiana não exige o uso de coadores de papel. Além disso, não precisa de energia elétrica para funcionar.

3. Praticidade

Preparar um cafezinho na Moka é muito simples, afinal, ela faz tudo por você. A praticidade é, portanto, outro ponto positivo aqui.

4. Limpeza simples

Por fim, mas não menos importante, precisamos citar que a limpeza da cafeteira italiana também é muito prática. Isso porque é possível desmontar suas peças e utilizar água e detergente.

Como preparar o seu café na Moka?

Para não restarem mais dúvidas de que a cafeteira italiana da Bialetti é muito simples e prática, confira como preparar o seu cafezinho:

  1. No compartimento debaixo da cafeteira, adicione água até a válvula de segurança;
  2. Coloque o pó de café no compartimento metálico que fica encaixado dentro da base (lembre-se de usar a moagem de café mais grossa);
  3. Enrosque a parte de cima da cafeteira e coloque um pouco de água gelada na parte de cima para que a bebida não queime ao tocar as paredes de alumínio da Moka;
  4. Coloque a Moka no fogo e quando o café estiver passando pelo compartimento de cima, feche a tampa e apague a chama para não queimar o pó;
  5. Cerca de um minuto depois, o café já pode ser servido (lembre-se de beber na hora, pois a Moka não é térmica).

Confira o vídeo abaixo para ver, na prática, como é o modo de preparo:

A Bialetti continua inovando

A marca italiana não para nunca e, em 2010, apostou nas cápsulas de café I Caffè d’Italia com o objetivo de proporcionar sensações diferenciadas que exaltassem a qualidade do café expresso italiano.

As cápsulas são produzidas em alumínio e, portanto, são totalmente recicláveis. Além disso, possuem 7 gramas de café, que é a medida recomendada para se preparar um autêntico expresso italiano.


Leia também: Cápsulas de café expresso – descubra este universo!


Em 2016, a marca surpreendeu mais uma vez apresentando uma incrível inovação: a Moka para placas de indução de calor. Dessa forma, se tornou pioneira nesse tipo de preparo de café e trouxe mais uma praticidade para o dia a dia dos consumidores.

Conheça os modelos de cafeteiras Bialetti da Delgrani

Se você já está convencido de que as cafeteiras italianas da Bialetti são a melhor opção e deseja adquirir a sua, não deixe de conferir os modelos disponíveis na loja online da Delgrani!

Cafeteira Bialetti Moka Induction

Pode ser utilizada em qualquer tipo de fogão (inclusive de indução), ou seja, é prática e fácil de usar no seu dia a dia. Prepara 3 xícaras (150ml) de café, tem o corpo em aço inox e alumínio e alça de silicone ergonômica resistente ao calor.

Clique aqui para conferir mais detalhes!

Cafeteira Bialetti Nuova Moka Express

Com corpo em alumínio polido e alça de silicone resistente ao calor, essa cafeteira Moka é leve e compacta. Com preço mais acessível, com certeza vai deixar a sua cozinha mais charmosa e seu café mais saboroso.

A cafeteira está disponível nas opções opção para 1, 2, 3, 4, 6, 9 e 12 xícaras, tudo depende da sua necessidade!

Clique aqui para conferir mais detalhes!

Cafeteira italiana inox Bialetti Venus

Design moderno e elegante, essa cafeteira da Bialetti serve até 10 xícaras. Tem o corpo em aço inox e alça de silicone ergonômica resistente ao calor, além de uma válvula de segurança. É compacta, leve e prática para você usar no seu dia a dia. Podendo ser utilizada em fogão de indução.

Clique aqui para conferir mais detalhes!

Confira mais opções no site da Delgrani

Esses são apenas alguns dos modelos de cafeteiras italianas disponíveis em nosso site. Não deixe de ver todas as opções e kits para encontrar o produto que atende melhor a sua necessidade.

Aqui na Delgrani você encontra o melhor da marca italiana que é referência no universo do café. Clique aqui pra continuar navegando em nosso site!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *