Cafeteiras em geralCuriosidades

Cafeteira Italiana Inox: Por que adquirir uma?

cafeteira-italiana-inox-por-que-adquirir

Cafeteira italiana inox: entenda todos os seus benefícios!

A procura por diferentes métodos de preparo de cafés aumentou de forma significativa nos últimos anos. O consumidor está mais interessado em novos meios para degustar essa bebida que é tão querida em várias partes do mundo. A cafeteira italiana inox é ótima para se preparar bons cafés, mas antes de optar por este produto é importante entender mais a fundo como funciona e as suas vantagens para se ter certeza de que é ideal para o seu objetivo.

Antes de mais nada, todo bom amante de café gosta de saber um pouquinho mais sobre a história dos produtos que consome, portanto, vamos entender como surgiu a cafeteira italiana?
Em 1933, na Itália, Alfonso Bialetti desenvolveu a cafeteira italiana – também conhecida como Moka. Logo nos primeiros 5 anos em que começou a ser fabricada, foram vendidas mais de 70 mil unidades. O sucesso foi proveniente não apenas da praticidade oferecida pelo produto, como também por ser diferente e estilosa, se tornando um desejo de consumo dos amantes de café.

Cafeteira italiana de alumínio ou de inox?

Para começo de conversa, precisamos entender alguns elementos básicos da cafeteira italiana. 

A diferença entre a cafeteira italiana inox e de alumínio está basicamente na longevidade do material e nas opções de uso de cada um. 

A grande vantagem do inox é que tem uma oxidação muito menor do que o alumínio, o que traz benefícios em relação à durabilidade do produto e boa aparência do mesmo. Além disso, o modelo em inox pode ser utilizado no fogão de indução, proporcionando mais flexibilidade para o uso no dia-a-dia.Visto que o produto de inox é mais resistente e pesado, as cafeteiras italianas compostas por este material são mais caras. No entanto, se o intuito é investir em um produto de longo prazo e com maior durabilidade, o gasto mais elevado com a cafeteira italiana inox pode compensar.

servindo-com-a-cafeteira-italiana-inox
A cafeteira Italiana é um dos métodos mais práticos e fáceis para se preparar o café.

Como preparar seu café na cafeteira italiana inox

Vale bastante a pena investir no produto porque o processo de fazer o café é prático e simples (além de super estiloso).

Para início de conversa, é preciso entender como a cafeteira italiana é composta: são basicamente três partes – jarra, filtro e base.

Agora vamos ao simples passo a passo:

  • 1- Coloque a água na base até a altura da válvula de segurança
  • 2- Coloque o pó de café no filtro de metal 
  • 3- Monte a cafeteira, encaixando o filtro e enroscando o corpo da cafeteira em sua base
  • 4- Coloque a cafeteira no fogo médio-baixo de 5 a 10 minutos e tire-a do fogo assim que o café passar para a parte superior

O resultado? Uma bebida mais forte, próxima do que conhecemos como café expresso.

Ver também: Como fazer café na Cafeteira Italiana

Para um café perfeito, acerte na moagem

Sempre que testar um método diferente de preparo do café, um dos primeiros passos é entender o funcionamento do aparelho e, principalmente, qual é a melhor moagem para a extração da bebida.

A moagem do grão faz toda a diferença em qualquer método de preparo, porque cada cafeteira tem suas particularidades e necessita de requisitos mínimos para uma boa extração.

A moagem do grão para a cafeteira italiana inox é a média~grossa. Para quem tem um moedor em casa com ajustes de moagem, procure por esse nivelamento para ter um melhor resultado e sempre faça testes. 

Caso não tenha um moedor, os cafés moídos e vendidos em cafeterias e em nossa loja podem atender a sua necessidade. Já os cafés mais tradicionais, vendidos em supermercados, não são ideias para o preparo na cafeteira italiana, pois são, em sua maioria, produzidos com moagem fina, sendo mais indicados para coadores.

Para se ter ideia da diferença, quando o preparo do café é feito na prensa francesa ou cafeteira italiana é necessário ter uma moagem mais grossa e para o expresso, uma moagem mais fina.

diferentes-moagens-do-cafe
Exemplo das diferentes moagens dos grãos do café.

Erros comuns que podem afetar a qualidade

Como todo método de café exige, com a cafeteira italiana não é diferente. Para obter uma bebida de qualidade, é importante tomar alguns cuidados básicos.

1.Pó

Em relação à quantidade de pó, sempre encher o compartimento de café até o máximo, não colocando nem a mais, nem a menos, deixando nivelado. Além disso, tomar cuidado para não pressionar o pó, caso contrário, a água pode acabar não passando no momento da extração.

2. Água

É necessário sempre encher a base da cafeteira de água até a válvula de segurança (importante sempre usar água mineral ou filtrada). Além disso, pingar um pouco de água na parte superior pode ser interessante para a bebida não ficar amarga ao entrar em contato com o alumínio quente.

3. Quando apagar o fogo

Um erro que acontece bastante é deixar a chama do fogão acesa até que absolutamente todo o café esteja na parte superior. Isso fará com que a água fervente queime o pó, resultando em uma bebida amarga. Para evitar esse tipo de equívoco, quando a água começar a subir, espere em torno de 10 segundos e desligue o fogo.

Entenda os diferenciais da cafeteira italiana

Se você ainda está em dúvida sobre a cafeteira italiana inox ser ou não ser ideal para você, confira abaixo alguns dos diferenciais e benefícios deste produto:

1.Design e estilo: não há como negar que, para quem gosta da experiência de fazer e beber um café, a cafeteira italiana de inox proporciona um design muito mais atrativo e radiante do que as cafeteiras italianas de alumínio. E é claro que são muito mais charmosas do que os coadores, que apesar de também proporcionarem cafés de qualidade, não são tão atraentes em termos de design. 

O estilo proporcionado pela cafeteira italiana de inox chama a atenção desde a sua criação e, até hoje, com seus mais diversos tamanhos e cores, proporciona um café muito mais estiloso.

2. Praticidade: esqueça todo o processo de coar o café, pois a cafeteira italiana fará isso por você – é realmente muito simples e prático.

3. Sustentabilidade: ao não usar coadores de papel você estará evitando a produção de mais resíduos a ajudando a tornar o mundo um lugar mais sustentável.

4. Diferentes tamanhos e cores: existem cafeteiras italianas de diferentes tamanhos e cores, o que poderá atender seus gostos e necessidades específicas.

5. Limpeza: como a cafeteira italiana possui peças desmontáveis, o processo para limpeza é bastante simples, podendo utilizar água e detergente.

Encontre a cafeteira italiana inox perfeita para você

As cafeteiras e demais métodos de preparo de cafés estão cada vez mais acessíveis. Hoje, você pode encontrar diversas marcas com tamanhos e preços variados. Se diante desse mar de opções você sente dificuldade em escolher os produtos que melhor atendem suas necessidades, conte com a gente!

Na loja de cafés Delgrani você encontra a cafeteira italiana de inox da marca também italiana Bialetti, considerada referência mundial no segmento e uma das melhores fabricantes disponíveis do mercado. Os preços variam de acordo com o tamanho da cafeteira, podendo ser de 4, 6 e 10 xícaras.

Disponibilizamos também os cafés em grãos e os moedores para que você possa realizar a moagem correta para a cafeteira sem se preocupar com os possíveis problemas e inconvenientes de um café inadequado.

No entanto, caso você procure mais praticidade e facilidade e não queira se aprofundar em temas como moagem e configurações de moedor (apesar de ser extremamente divertido), oferecemos também os cafés em pó, já com a moagem correta para a cafeteira italiana de inox, podendo ser preparados de imediato.

Independentemente do seu estilo e do que você busca, temos opções variadas que atendem a sua necessidade, além de produtos de qualidade que irão sempre tornar o seu café uma experiência muito mais gostosa.

Se você gostou desse conteúdo e ficou com vontade de explorar o mundo do café (e mais especificamente das cafeteiras italianas), então não deixe de visitar nossa loja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *