Café e CulturaCafeteiras em geral

Cápsulas de café expresso: descubra este universo!

tema-capsulas-de-café-expresso-descubra-este-universo

Os hábitos de consumo de café estão sempre mudando, pois as inovações no setor são constantes. No Brasil, por exemplo, por mais que a maioria da população usufrua daquele que é em pó, o consumo de cápsulas de café expresso vem em uma grande crescente nos últimos anos.

Poucos sabem, mas a primeira máquina de café expresso surgiu em 1901 e foi patenteada por Luigi Bezzera. Naquela época se tratava de um equipamento ainda rudimentar, mas que, ao longo dos anos, foi evoluindo e ganhando espaço no mercado.

Não faz muito tempo que o café em cápsulas chegou ao Brasil – foi em 2006, quando o produto ainda era importado e vendido apenas pela Nespresso, um dos grandes players deste segmento. Apenas em 2013 abriu-se uma concorrência e outras marcas e produtores começaram a vender cápsulas de café expresso compatíveis com cafeteiras da Nespresso.

Com a entrada dessas novas marcas, o consumo de café expresso se popularizou ainda mais no Brasil, pois as cápsulas passaram a ser comercializadas em diversas lojas e supermercados. Por mais que o uso do café em pó ainda seja significativo, em 2016 os brasileiros consumiram 9 mil toneladas deste café em cápsulas e em 2017 esse número chegou a 10 mil toneladas. A expectativa de consumo em 2021 é de 14 mil toneladas.

Já deu para perceber que as cápsulas de café estão em alta, não é mesmo? Foi pensando nisso que separamos algumas das vantagens e cuidados que se deve ter ao utilizar este método para preparar o seu cafezinho.

descubra-capsulas-de-café-expresso
A expectativa de consume de cápsulas de café expresso no Brasil para 2021 é de 14 mil toneladas.

Cápsulas de café expresso: descubra suas vantagens

Praticidade e agilidade

Um dos maiores diferenciais do café em cápsulas é que ele é ideal para quem não quer perder muito tempo preparando a bebida. O método é simples e prático – basta colocar a cápsula na máquina de expresso e, em menos de um minuto, fica pronto.

Além disso, outro grande atrativo é que as cafeteiras de cápsulas são fáceis de manusear e limpar.

Qualidade e durabilidade

É claro que cada método de fazer café tem os seus benefícios e todos podem oferecer uma ótima bebida. No entanto, quando falamos do café expresso em cápsulas é interessante ressaltar que o formato favorece a conservação de suas propriedades, sem perda de aroma e sabor.

Variedade

O leque de opções é muito amplo, sendo possível encontrar cápsulas de café de diversas intensidades, sabores e perfis aromáticos. 

Além disso, já é possível comprar cápsulas de outros fabricantes compatíveis com a máquina Nespresso, o que amplia ainda mais a variedade – você pode, por exemplo, experimentar blends de café de várias regiões do país. Mais adiante falaremos melhor sobre as cápsulas compatíveis.

Evita desperdício

Para quem mora sozinho(a) ou costuma fazer café apenas para si mesmo(a), as cápsulas são a melhor opção porque evitam qualquer desperdício.

Por se tratarem de doses individuais, você faz a quantidade certa de café e não tem que se preocupar em jogar fora restos da bebida ou colocar uma quantidade exata de pó.

Os cuidados que você deve ter ao fazer seu café de cápsula

Como todo método de fazer café exige, é preciso ficar atento a alguns pontos quando você for fazer a sua bebida. Com as cápsulas não é diferente e listamos alguns pequenos cuidados que é necessário ter.

1.      Verifique a validade do produto

2.      Tenha certeza de que a cápsula não possui rasgos ou falhas

3.      Caso ainda não tenha familiaridade com as marcas do segmento, busque reviews e opiniões de especialistas

4.      Priorize comprar em lojas especializadas de café que, além da qualidade, oferecem maior variedade de produtos

As novas cápsulas de café expresso compatíveis com Nespresso

Já falamos das vantagens e cuidados que são necessários ter com as cápsulas de café expresso. Agora abordaremos um pouco os benefícios das cápsulas compatíveis.

Como o próprio nome já diz, não são necessariamente da mesma marca da fabricante da máquina de café expresso, mas podem ser utilizadas na cafeteira sem problema algum.

A primeira dúvida que pode surgir é se as cápsulas compatíveis são confiáveis e de boa qualidade. A resposta é sim, claro que são. Muitas delas são distribuídas por marcas que passam anos pesquisando e que já são referência no mercado por comercializarem há anos café em pó e grãos com a certificação adequada. Ao produzirem cápsulas compatíveis, estão expandindo suas áreas de atuação e atendendo uma necessidade latente do consumidor.

Ao não ficar restrito apenas à fabricante da máquina, o cliente tem acesso a uma enorme variedade de opções de cápsulas – desde diferentes sabores e aromas, até a possibilidade de se consumir cápsulas de café orgânico.

Não menos importante é o fato de que, ao ter mais opções no mercado, é possível economizar um bom dinheiro na sua compra de cápsulas de café aproveitando promoções e kits dos diferentes lojistas e produtores.

Porta-cápsula de café: o que considerar para escolher o seu

porta-capsula-de-cafe-expresso-nespresso
Com tantos sabores e opções para cápsulas de café, um utensílio organizador portátil é sempre bem-vindo.

Para finalizar, precisamos falar dos porta-cápsulas. Todo amante de café expresso precisa ter o seu para uma melhor organização da sua variedade de cápsulas.

Normalmente, as grandes fabricantes oferecem esse utensílio, mas também é possível encontrar diversas outras marcas que já proporcionam um produto adequado para guardar as suas cápsulas de café.

Quando for escolher o seu porta-cápsula, além da marca é importante levar alguns outros pontos em consideração.

  1.  Verifique a capacidade de armazenamento e tenha certeza de que atenderá suas necessidades. Modelos de gaveta, por exemplo, podem ser bem úteis para quem deseja guardar uma grande quantidade.
  2. Foque no tamanho das cápsulas que você costuma comprar, pois caso tenha muitas variações é melhor que o porta-cápsula não contenha posições de cápsulas definidas.
  3. Analise também o ambiente no qual o seu utensílio será colocado, pois existem diferentes tamanhos e formatos que podem atender melhor a sua necessidade.
  4. Por fim, quem realmente ama café irá considerar o seu porta-cápsula muito mais do que um simples objeto. Ele fará parte da decoração do ambiente e, por isso, é interessante se atentar aos diferentes estilos e cores oferecidos.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir muitos outros que preparamos e mergulhe no universo do café:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *