Café e SaúdeDicas

Como conservar o café? 3 dicas essenciais!

como-conservar-o-cafe-3-dicas-essenciais

O cafezinho perfeito depende de muitos fatores, não é mesmo? O modo de preparo e as medidas corretas, por exemplo, podem afetar a bebida. Além disso, quando o assunto é qualidade, outro ponto importante é como conservar o café.

Leia também: Medidas para fazer café – menos cálculos e mais testes

Existem várias dúvidas sobre o que é certo e errado fazer depois que você abre o pacote de café, seja ele em grãos ou em pó. Para te ajudar a entender de uma vez por todas as boas práticas e o que não deve ser feito de jeito nenhum, leia este artigo até o final.

Separamos algumas dicas essenciais para que você nunca mais abra o seu café e guarde-o de maneira equivocada. Dessa forma, você também evita o desperdício de grãos ou do pó por conta de um armazenamento errado.

Confira, em seguida, dicas que você não pode mais esquecer!

Como conservar o café? Confira 3 dicas essenciais!

Tanto o café em pó como em grão podem ser conservados da mesma forma. Enquanto o café em pó já perdeu algumas propriedades no processo de moagem, aquele que é em grãos ainda mantém as suas características.

Em ambos os casos, existem algumas dicas que devem ser levadas em consideração!

1. Proteja o café da luz, ar, calor e umidade

O primeiro ponto de atenção quando você abre o seu pacote de café deve ser a luz, ou seja, jamais coloque o café em um pote transparente.

O ideal é armazenar em um pote escuro, que não permita a passagem de luz. Outra dica, caso não queira colocar em um pote, é deixar o produto na própria embalagem, fechando bem e retirando todo o ar de dentro.

O ar, por sua vez, acelera o processo de oxidação do café, o que faz com que ele perca o sabor e o aroma. Isso vai acabar acontecendo quando você abrir o pacote, mas há formas de amenizar.

2. Coloque em um local seco e arejado

Quando estamos falando sobre como conservar o café, há quem coloque na geladeira e há quem recrimine esta prática.

No geral, o mais recomendado é guardar o produto na própria embalagem ou então em um pote escuro que não permita a passagem de luz. Em ambos os casos, o ideal é deixar o café em um local seco e arejado.

O que acontece é que o café tem a capacidade de absorver aromas próximos a ele, e isso precisa ser um alerta para quem gosta de guardá-lo na geladeira. A prática não é de todo errada, mas caso faça isso, certifique-se de vedar e fechar bem o café.

Além disso, é importantíssimo ter certeza de que o café está longe de alimentos com cheiros fortes, pois dessa forma poderá absorver os aromas. Já imaginou tomar um café com gostinho de cebola ou alho? Ruim demais, né?

Leve em consideração também que quando armazenado na geladeira, o café pode sofrer com mudanças de temperatura, por isso é mais indicado evitar temperaturas extremas, tanto de frio como de calor.

O indicado (caso opte por guardar na geladeira) é que, ao utilizar o produto, você o retire da geladeira e espere até que alcance a temperatura ambiente antes de se preparar a bebida.

Por fim, vale ressaltar que, depois de aberto, se mantido em temperatura ambiente o café perde suas características originais mais rapidamente se comparado à mantê-lo na geladeira.

3. Mantenha longe de alimentos com cheiros fortes

Vale reforçar que mesmo fora da geladeira é preciso tomar cuidado em relação a como conservar o café.

Isso porque se você deixar o pote ou embalagem próximo de alimentos muito fortes, consequentemente o café irá absorver esses aromas e perderá a sua qualidade.

Se for colocá-lo na dispensa, por exemplo, deixe bem longe de temperos ou produtos de limpeza.

Outra dicas que ajudam na conservação do café

Além de todas as dicas em relação a como conservar o café, existem algumas outras que podem ser muito úteis e ajudam a evitar desperdícios também.

Vamos conferir?

1. Dê preferência para embalagens menores

Em primeiro lugar, pense sobre a quantidade de café que é consumida na sua casa. Se não for muito grande, a dica é comprar pacotes menores de café, de 250g, por exemplo.

Dessa forma, você utilizará o produto em um menor espaço de tempo e ele não perderá tanto as suas propriedades, mantendo a qualidade elevada.

2. Considere embalagens práticas

Existem algumas marcas de café que possuem embalagens super práticas, ou seja, que já possuem um lacre acoplado que pode ser utilizados para vedar o pacote após a abertura.

Caso você goste de manter o café no próprio pacote, considere fazer uma pesquisa e analisar marcas que possuem embalagens mais versáteis como essa.

3. Confira a validade do produto

Outro ponto muito importante é em relação à validade do café. No entanto, a dica não é olhar a data de validade da embalagem e sim quando o café foi torrado.

É o dia da torra que irá sinalizar o quão fresco é o seu café. Além disso, não é nada recomendado misturar um café novo com um velho, pois afeta o sabor também.

Use um pacote de cada vez!

Que tal explorar diferentes tipos de café?

Agora que você já sabe tudo sobre como conservar o café, chega a hora de conhecer a enorme variedade de produtos que a Delgrani tem para te oferecer.

Na nossa loja você encontra cafés em grãos das regiões mais nobres do Brasil, ou seja, são produtos de altíssima qualidade que, com certeza, proporcionarão uma bebida deliciosa.

Se preferir, há também o café gourmet moído. São diferentes tipos de moagens, cada um para um tipo de cafeteira. Dessa forma, você consegue extrair o melhor do seu café e experimentar vários processos.

Por fim, a Delgrani também tem opções incríveis de cápsulas de café de alta qualidade e compatíveis com a Nespresso.

Leia também: Cápsulas de café – descubra este universo

Já deu para perceber que há produtos para todos os gostos e necessidades, né? Então não deixe de conferir nossa loja com descontos especiais e um atendimento personalizado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *