Cafeteiras em geralDicas

Como fazer café na Cafeteira Italiana

como-fazer-cafe-na-cafeteira-italiana

Que tal algumas dicas básicas e curiosidades que talvez você não conheça para fazer café na Cafeteira Italiana?

Ainda que seu nome seja Cafeteira Italiana, poderia muito bem ser brasileira. Afinal de contas, é um item quase obrigatório na casa dos nossos cidadãos. Quer seja por sua praticidade, seu sabor delicioso, assim como por conta da tradição, a cafeteira italiana existe em nossa sociedade há várias décadas. Mas, você sabe tirar o melhor proveito desse método de extração?

Tendo sido criada em 1933, a Cafeteira Italiana ou “cafeteira moka” é algo de certa forma recente. Este método é responsável pela extração de um café mais encorpado, com um sabor bem desenvolvido e dotado de profundidade já ganhou nossos corações com sua praticidade, mas você sabia que ele pode ser ainda melhor?

Também conhecida como Moka, a cafeteira italiana prepara café através da passagem de água quente sob alta pressão pelo café moído, quase como um expresso. Entretanto, o expresso tradicional tem uma pressão muito maior, algo equivalente a nove a dez atmosferas na passagem da água, algo distante do que vemos nas cafeteiras italianas.

Mas afinal de contas, como fazer café na cafeteira italiana de forma correta e prática?

cafeteira-italiana-no-fogao
A cafeteira italiana é utilizada diretamente no fogão, de preferência, com fogo baixo.

Como fazer o melhor café na Cafeteira Italiana?

Bem, para começar temos a moagem, esta que deve ser de grau médio para grosso, já que o pó fino impede a passagem de água pela cafeteira e pode até entupir sua Moka. Num segundo lugar, recomenda-se que você coloque um pouco (algumas gotinhas) de água gelada na parte superior, evitando que o café se torne amargo ao fim do processo.

Por fim, nossa dica especial é que você preste atenção na hora que a água começar a subir – essa é a hora de tirar a cafeteira do fogo! Diferente do que pensam, o café não está pronto quando passa completamente para a parte superior, mas quando a pressão é suficiente para essa subida.

Em notando que o café está subindo, apague o fogo e retire a cafeteira do fogão para que o resto da água passe para a parte superior e o seu delicioso café esteja pronto.

cafe-subindo-na-cafeteira-italiana
O café sobe para a parte superior da cafeteira italiana pouco antes da extração ser finalizada.

Torne seu café caseiro uma experiência gourmet

Com o processo de extração sendo concluído, é só colocar seu cafezinho em uma xícara e tomar lendo um livro, trabalhando, ou o que quer que seja. Aqui em nosso escritório lembramos sempre de aquecer um pouco de água e colocar na xícara antes de enchê-la de café. Por quê? Para que ela já esteja bem aquecida e para que o café não perca calor para a mesma, e se mantenha quentinho por mais tempo.

No mais, se aventure pelos mais variados tipos de grãos de café e de torras para saber o que casa melhor com o seu paladar e com o método da Moka! Brinque com os blends, experimente origens diferentes e aproveite tudo o que um bom grão de café pode te oferecer.

Na loja de cafés Delgrani você encontra tanto as cafeteira italianas quanto cafés com a moagem indicada e prontinhos para consumo!

Nos vemos aqui no blog brevemente para mais dicas, e se gostou do conteúdo compartilhe 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *