Receitas

Doces de café: 3 receitas deliciosas para o Natal

doces-de-cafe-3-receitas-deliciosas-para-o-Natal

Quem ama café com certeza também adora experimentar doces que levam esse ingrediente, não é mesmo? E quem não é tão fã assim da bebida, pode encontrar nos doces de café uma oportunidade de experimentar as delícias desse universo!

Com o final de ano também chegam as festas e as comilanças. Natal e Ano Novo pedem por muitos pratos típicos, mas já pensou em inovar e preparar um doce de café diferente e super saboroso?

Para te ajudar nessa tarefa, compilamos algumas ideias de receitas de doces de café que você pode experimentar não apenas nas festas de final de ano, como em outras ocasiões também.

E mesmo que você não seja fã número um de café, dê uma chance, afinal, doces são gostosos de qualquer forma, né? Além disso, várias receitas misturam o café com outros alimentos deliciosos, como por exemplo, o chocolate e o doce de leite. Não tem como não ficar com vontade de saborear!

Receitas de doces de café que dão água na boca

1. Torta mousse de capuccino

É uma receita de um doce de café um pouco mais elaborada, pois conta com massa, mousse e calda. Vale a pena e é uma delícia, principalmente para inovar no clima natalino.  Se tiver tempo, não deixe de experimentar!

Ingredientes da massa

·       2 colheres de sopa de manteiga

·       2 colheres de sopa de açúcar

·       ½ xícara de chá de nozes moídas

·       3 colheres de sopa de leite

·       1 xícara de chá de farinha de trigo

Ingredientes do mousse

·       1 envelope de gelatina em pó (sem sabor)

·       3 claras

·       4 colheres de sopa de água

·       1 caixa de creme de leite de 200g

·       6 colheres de sopa de açúcar

·       1 colher de chá de essência de baunilha

·       2 colheres de sopa de cacau em pó

·       1 xícara de chá de café em infusão forte

Ingredientes calda de chocolate

·   1 caixa de creme de leite de 200g

·   1 tablete de chocolate meio amargo (150 g)

Ingredientes para decoração do doce

1 xícara (chá) de frutas vermelhas

Modo de preparo da massa

Comece preparando a massa. Coloque em um recipiente os seguintes ingredientes: nozes moídas, manteiga, açúcar e leite. Aos poucos, adicione a farinha de trigo e amasse até que se transforme em uma massa firme. Cubra a tigela com um plástico e deixe a massa descansar por volta de 15 minutos.

Enfarinhe uma mesa e, após o tempo de espera, abra a massa em formato de círculo, forrando com ela o fundo de uma forma de torta média. Coloque no forno a 200°C (não se esqueça de preaquecer). Deixe a massa no forno por 20 minutos e depois espere esfriar.

Modo de preparo do mousse

Em um recipiente, despeje a gelatina e a água e leve ao fogo em banho-maria. Espere derreter. Bata as claras em neve e adicione o açúcar até que fique firme. Aos poucos, também coloque o café e o cacau em pó.

Retire da batedeira, misture o creme de leite, a gelatina dissolvida e a essência de baunilha. Por fim, despeje o mousse sobre a massa já resfriada e coloque na geladeira para que fique bem firme.

 Modo de preparo da calda

Finalizamos a receita com a calda. Coloque o chocolate meio amargo e o creme de leite em uma tigela e deixe no fogo em banho-maria até que derreta. Após esfriar, coloque sobre a torta. Se quiser, enfeite com as frutas vermelhas e está prontinho!

2. Brigadeiro de café com chocolate ao leite

Quem não ama um brigadeiro? A dica é inovar experimentando o brigadeiro de café, que não é tão comum assim. Além disso, é super simples e faz muito sucesso. Confira o passo a passo completo!

Ingredientes

·       60 gramas de chocolate ao leite

·       40 gramas de chocolate branco

·       1 lata de leite condensado

·       1 pitada de sal

·       100 gramas de creme de leite fresco

·       1 colher de sopa de manteiga (sem sal!)

·       Granulado

Modo de preparo

Essa receita é bem parecida com a do brigadeiro tradicional. Não tem erro! Coloque todos os ingredientes juntos em uma panela, exceto o creme de leite. No fogo médio, mexa sem parar, se atentando às bordas da panela para que o brigadeiro não fique grudado.

Para saber se está no ponto, vire a panela de lado e note se a massa desgruda totalmente do fundo e não gruda na borda. Se sim, está pronto. Para finalizar, adicione o creme de leite e cozinhe por mais um minuto no fogo.

Essa receita é ideal para brigadeiro de potinho, portanto, a massa estará um pouco mais mole do que aquela que fazemos quando queremos enrolar.

Dica: coloque os granulados apenas quando o brigadeiro esfriar! Aposte em coloridos se quiser deixar o doce de café ainda mais divertido.

3. Sonho com recheio de capuccino

Huuum, sabe aquele sonho delicioso que você come sempre na padaria? É possível preparar em casa e dar um toque especial transformando-o em um doce de café. É bem diferente e gostoso para servir como sobremesa nas festas de final de ano!

Ingredientes do recheio

·       2 colheres de sopa de pó de café

·       1 caixa de creme de leite

·       3 gemas peneiradas

·       1 xícara de chá de água fervendo

·       1 lata de leite condensado

Ingredientes da massa

·       1 colher de sopa de café coado dissolvido em uma colher de sopa de água

·       3 ovos

·       3 colheres de sopa de manteiga derretida

·       4 colheres de sopa de açúcar

·       3 xícaras e meia de chá de farinha de trigo

·       3 tabletes de fermento biológico fresco

·       ½ xícara de chá de leite morno

·       Óleo para fritar e untar

·       Açúcar e canela para envolver o doce

Modo de preparo do recheio

Primeiro, coar o café com água fervendo e reservar a bebida. Coloque o restante dos ingredientes no fogo baixo e mexa até engrossar. Já fora do fogo, coloque 3 colheres de sopa do café coado e guarde o restante para a massa. Coloque o recheio em um recipiente e cubra com plástico.

Modo de preparo da massa

Misture leite, fermento e açúcar até que se dissolvam. Acrescente farinha, manteiga, ovos e o café dissolvido. Amasse bem até que desgrude das mãos.

Após sovar a massa, coloque-a em uma tigela polvilhada com farinha. Cubra com filme plástico e deixe crescer (ela deve dobrar de tamanho).

Após uns 40 minutos, faça as bolinhas e coloque-as em uma assadeira (deve ser untada com óleo) e cubra com um pano para deixar crescer (deve dobrar de tamanho).

Por fim, frite as bolinhas em óleo abundante até que dourem. Coloque em papel toalha absorvente para secar. Envolva as bolinhas em açúcar e canela e corte ao meio para rechear.

Curtiu essas delícias de doces de café? Confira outras receitas e dicas no nosso blog:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *