Café e CulturaCuriosidades

Grãos de café: do cultivo à xícara

graos-de-cafe-do-cultivo-a-xicara

Muita gente ama tomar café, mas não sabe muito bem quais são os processos pelos quais os grãos de café passam até chegarem às prateleiras da lojas. E olha que não são poucas as etapas: acontece muita coisa antes do café chegar até você, consumidor.

Além de muito interessante descobrir mais sobre esse universo, quando você passa a conhecer melhor o processo de fabricação dos produtos que consome, se torna mais crítico e consciente, sendo capaz de escolher melhor o que utilizar na hora de preparar o seu café.

Grãos de café: conheça o processo de cultivo da bebida

Vamos dos grãos de café à mesa! A partir de agora você não poderá mais dizer que não sabe como o café que você compra é produzido e chega até a sua casa.

1. Tudo começa plantando a semente

Bom, o primeiro passo você deve imaginar que se trata de plantar a semente e cultivá-la, não é mesmo?

Por mais que pareça uma tarefa simples, é uma etapa que necessita de bastante cuidado e atenção. É importante ressaltar também que, antes de acontecer o plantio, há uma análise das sementes e da variedade de cafés, pois realmente existem muitos tipos.

Você já deve ter ouvido falar que as sementes mais cultivadas são a Arábica, muito usada no preparo de cafés especiais, e a Robusta, que é mais comum e bastante comercializado.

Bom, aqui é importante entender que, num primeiro momento, a semente é plantada em um viveiro. Só depois de germinar que é levada a um cafezal.

2. Colheita dos frutos

O momento de colher normalmente acontece quando o café atinge tons avermelhados ou amarelados.

A colheita pode ser feita tanto manualmente ou com o auxílio de máquinas, sendo este último método mais ágil e prático.

graos-de-cafe-do-cultivo-a-xicara-colheita
A fruta co café sendo colhida.

3. Lavagem e Despolpamento

Bom, chegamos à terceira fase do cultivo dos grãos de café. Vamos entender o que acontece na lavagem e despolpamento.

A lavagem é bem óbvia, não é mesmo? Trata-se do momento em que os frutos são lavados para que sejam eliminadas sujeiras e impurezas indesejáveis, como terra, insetos, folhas, entre outros.

Depois disso acontece a separação da polpa e do grão de café. A curiosidade é que existe uma forma mais lenta de executar esse processo, levando de 12 a 48 horas, que é ainda utilizado em sítios mais simples e com pouca tecnologia. Já as grandes fazendas usufruem de um potente maquinário para acelerar o processo.

4. Secagem

Enfim, chega o momento de levar os grãos às indústrias para que passem pelo processo de secagem. O que isso significa?

Na etapa anterior, os grãos de café ficaram muito tempo na água e, portanto, agora precisam secar de maneira adequada. Esse processo conta com a ajuda de máquinas secadoras super tecnológicas.

Antigamente (e ainda em alguns lugares atualmente), era feita uma secagem natural de forma bem mais simples e demorada: por meio do sol. Nesse caso, leva semanas para que o processo de secagem dos grãos seja concluído.

graos-de-cafe-do-cultivo-a-xicara-secagem
Processo de secagem dos grãos de café.

5. Classificação

Nessa etapa é realizado o beneficiamento dos grãos que tem como objetivo classificar os grãos de acordo com o tamanho, peso, propriedade e cor. Essa é uma forma de aprimorar a qualidade dos lotes.

6. Torra

Chegamos ao momento da torra do café, que é responsável pela intensidade de sabor do café produzido. Esse processo varia em termos de temperatura e tempo – tudo isso depende da variedade de café a ser produzida.

Sobre os diferentes tipos de torra, vale entender que a torra leve diz respeito aos grãos de café de cor marrom clara, perfeito para uma bebida mais suave e, ao mesmo tempo, ácido.

Já a torra média conta com grãos equilibrados no que diz respeito à acidez, aroma e amargor – é ideal para ser consumido com filtros de papel, por exemplo.

Por fim, a torra escura proporciona uma bebida forte, amarga e pouco ácida.

7. Moagem

Estamos chegando ao final de todo o processo, faltando falar sobre a moagem, também muito importante por ser capaz de alterar drasticamente o sabor dos grãos de café.

A moagem pode ser fina, média ou grossa. O café expresso, por exemplo, utiliza a moagem fina, pois é um café rápido. Já cafeteiras com filtro necessitam de uma moagem mais grossa, pois o processo de preparo é um pouco mais longo.

8. Embalagem e comercialização

Para terminar, os grãos de café são embalados e comercializados. Vale ressaltar que as embalagens devem ser adequadas para que mantenham a qualidade do produto. Fique atento também aos selos de certificação!

As diferenças entre o café Arábica e Robusta

O café Arábica e o Robusta são os mais cultivados no mundo todo. 

É importante ressaltar que o Arábica possui grãos mais finos e de qualidade elevada, sendo utilizado para o preparo de cafés especiais. Nesse caso, produtores e empresários investem em alta tecnologia para entregar um grão de maior qualidade. Todo esse investimento acaba refletindo no preço do produto também.

Já o café Robusta possui um trato mais rude, com teor de cafeína muito mais alto e um sabor bem mais amargo. Trata-se de um café tradicional e bastante comercializado — muitos empresários apostam na produção desse tipo de grão por terem como objetivo vender um café mais acessível. 

Essas diferenças são consequências de um processo de cultivo diferenciado também. Os cafés Robusta costumam apresentar grãos com mais defeitos, pois são vendidos em grandes escalas e as empresas são menos rigorosas na hora da colheita, beneficiamento e da torra. Comentamos acima como essas etapas são essenciais para a qualidade e sabor dos grãos de café, lembra-se?

Por sua vez, os grãos de café Arábica costumam ter melhores padrões de qualidade no cultivo, colheita, conservação, beneficamente, torra e passam por análises mais criteriosas para evitar grãos com defeitos.

Encontre grãos de café de qualidade na Delgrani

Agora que você já conhece todo o processo de cultivo dos grãos de café e entende os processos pelos quais eles passam para chegar até a sua mesa, é a hora de adquirir produtos de qualidade.

Na Delgrani, oferecemos o que há de melhor para tornar o preparo do seu café uma experiência e proporcionar uma bebida deliciosa no seu dia a dia.

Confira diversos tipos de grãos de café, cafeteiras, utensílios variados e kits que tornarão esse momento ainda mais especial. Clique aqui e acesse a nossa loja online para conferir todos os produtos disponíveis!

Se você adora experimentar novos sabores com café, não deixe de conferir outras receitas em nosso blog:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *