Dicas

Medidas para fazer café: Menos cálculos e mais testes

as-medidas-certas-para-se-fazer-cafe

As medidas certas para se fazer um bom café:

O café é uma das bebidas mais presentes no cotidiano do brasileiro. Cada ingrediente e medida para fazer o café importam – tudo conta para sentir aquele gostinho delicioso a qualquer hora do dia.

Seja o estagiário que precisa enfrentar a segunda-feira, o universitário que deve terminar o trabalho da faculdade, a empresária que é multitask. Todo mundo ama e precisa de um cafezinho para dar um up, certo?

E não é sem motivos que todo brasileiro é amante da bebida. No Brasil, o produto tem enorme importância na economia – em 1845, o país já era responsável pela produção de 45% do café mundial e até hoje é um dos maiores produtores.

Bom, mas apesar da bebida estar muito presente na rotina, as dúvidas costumam ser as mesmas: quais são as medidas ideais para fazer o café? Qual deve ser a temperatura da água? Como guardar o café? Existe método melhor para fazê-lo?

Realmente, as variáveis são muitas – e cada um tem um gosto também.

Mesmo assim, existem algumas dicas gerais sobre métodos, conservação e medidas para fazer café que podem ser utilizadas por todos os amantes da bebida. E é claro que cada um também pode ajustar um pouquinho das dicas de acordo com a sua preferência.

As medidas para fazer café: entenda o que é importante considerar

Para fazer um café realmente gostoso, algumas coisas são imprescindíveis. Não se assuste, é bem simples e logo você pega o jeito. As medidas para fazer café são importantes porque podem afetar diretamente o resultado final da sua bebida.

A proporção entre pó e água é uma das principais medidas para fazer um bom café:

aqui temos medidas que são o padrão, mas tudo depende do seu gosto. Se você prefere uma bebida mais forte, por exemplo, provavelmente pode querer adicionar mais café.

No geral, a proporção deve ser de 10g de café para cada 100 ml de água, porém esta proporção pode mudar dependendo do tipo de cafeteira que você utilizará. Para o café extraído em uma cafeteira expresso por exemplo, a proporção pode ficar por volta de 10g de café para 50 ml de água.

Medidas para fazer café: Proporção entre pó e água
A proporção correta de café e água varia dependendo do método de extração, porém pode ser diferente também de acordo com o gosto pessoal de cada um. Para um café mais forte adicione mais pó, para um mais suave, mais água.

A temperatura da água:

É importante se lembrar de que quando a água está fria demais, o café não passa pelo filtro. Já quando está muito quente pode “queimar” o pó e deixar a bebida amarga.

O ideal é que a água esteja entre 92ºC e 96ºC – para chegar a essa temperatura você deve deixar a água borbulhar, mas sem ferver.

Quantidade de açúcar:

Acabamos adquirindo o costume de adoçar o café, no entanto, não é preciso – quando há a necessidade de colocar açúcar na bebida é provavelmente porque o café não é de boa qualidade. Mesmo assim, é algo que fica a critério e gosto de cada um.

Tempo de infusão:

Quando falamos do café coado, você deve primeiro colocar um pouco de água no coador, depois o pó de café e, por fim, despejar o restante da água. Neste momento, não exceda em 5 minutos a passagem da água para não deixar a bebida amarga.

É importante ressaltar que você nunca deve misturar o café e água com uma colher para acelerar o processo.

Quais são as principais métodos para se fazer café?

Bom, após essas dicas básicas fica mais claro que fazer um café é uma tarefa simples, né? No entanto, é interessante também ter conhecimento das diferentes maneiras que existem para produzir a bebida. Afinal, o cafezinho que você faz em casa não é o mesmo que toma no restaurante!

Filtro de pano 

Esse café é daqueles com “cheirinho de casa de vó”. Apesar de gostoso, é preciso ter cuidado com a limpeza e trocar o filtro de pano com certa frequência.

Coador de papel

Simples e prático, o coador de papel é muito utilizado. O processo para fazer o café em si é igual ao filtro de pano, porém, neste caso, o produto é descartável.

Máquinas de expresso 

Também muito presente na rotina, o café expresso se diferencia por ser preparado sob pressão e em doses individuais. Sim, esse é o café de máquina que você costuma tomar em restaurantes, por exemplo.

Medidas para fazer café: Café extraído em uma máquina de expresso.
O café espresso é um dos métodos de extração favoritos dos fanáticos pela bebida

Cafeteira italiana

A cafeteira italiana se trata de uma espécie de bule que vai direto no fogo. O processo é simples também, basta encher os compartimentos de água e café e colocar a cafeteira no fogo.

Café subindo na cafeteira italiana
O café extraído na cafeteira italiana é bastante intenso e encorpado, e é um processo de preparo bastante simples e prático.

Os cuidados para não errar nas medidas para fazer café

Por fim, além de ter na ponta da língua as medidas para fazer café e alguns dos métodos, é bem importante ter sempre em mente algumas dicas sobre como conservar e escolher os ingredientes usados.

  • Escolha pó/grãos de qualidade: isso irá afetar diretamente o sabor do seu café. Busque produtos com um bom custo benefício e que agradem o seu paladar.
  • Use água filtrada: é importante porque as impurezas da água de torneira podem interferir no gosto da bebida.
  • Cuidado na escolha dos coadores de papel: caso você opte por fazer um café com coador de papel é importante escolher um de qualidade que também não interfira negativamente no sabor.
  • Armazene o café adequadamente: ele deve ficar em um pote que não seja transparente, além de ser colocado em um local seco e arejado, longe do sol e umidade.

Explore o mundo do café e experimente novos sabores

O interessante é que de fato existem algumas medições para fazer café das quais não podemos abrir mão se quisermos uma bebida de qualidade, no entanto, há muito espaço para testar e inovar. 

Os diferentes métodos para se fazer café e os diversos tipos de grãos e sabores que existem abrem um mundo de possibilidades.

Em meio à rotina acabamos não dando muito valor, mas o café é uma bebida cheia de variáveis incríveis. O próprio ato de fazê-lo pode ser uma experiência gostosa para quem aprecia verdadeiramente a bebida. No fim das contas a única regra de ouro é bastante simples: Testes, testes e mais testes.

E aí, pronto para o seu cafezinho? Todo mundo diz que só vai tomar uma xícara, mas por aqui deixamos você tomar mais!

Então, que tal passar em nossa loja online e conferir os diversos produtos e sabores que temos disponíveis para deixar o seu café ainda mais prazeroso? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *