Cafeteiras em geralDicas

Moedores de café: guia completo para escolher o seu

moedores-de-cafe-guia-completo-para-escolher-o-seu

Escolher um entre tantas opções de moedores de café pode não ser uma tarefa tão simples para quem está começando a mergulhar neste universo.

Este utensílio é muito útil tanto para uso doméstico quanto profissional, ou seja, não hesite em adquirir um mesmo que você não seja um expert na bebida.

O fato é que, ao realizar o processo da moagem no momento em que for consumir o café, você obtém uma bebida com mais qualidade. Isso porque, desta forma, você extrai todo o potencial do grão.

Os compostos do grão que têm relação com o sabor da bebida são voláteis e assim que são moídos já começam a oxidar mais rapidamente. Portanto, se você deixar para moer na hora em que for consumir com certeza estará degustando um café de qualidade elevada.

Bom, já deu para perceber que os moedores de café são muito importantes, não é mesmo? Neste artigo, vamos te ajudar a entender as principais diferenças entre o tipos de moedores e como escolher aquele que é ideal para a sua necessidade.

Vamos lá?

O que são moedores de café?

Os moedores de café são, como o próprio nome já diz, aparelhos que moem os grãos de café.

Dependendo do método de preparo do seu café, cada um irá exigir um tipo de moagem e, por isso, é importante entender as diferenças entre os moedores para buscar aquele que é ideal para você.

A prensa francesa, por exemplo, exige uma moagem média grossa, enquanto uma cafeteira expresso uma moagem fina. Estude bem os tipos de moagens antes de preparar a sua bebida, pois essa etapa é essencial para garantir uma bebida de qualidade.

Leia também: Como fazer um bom café – Prensa Francesa

É importante entender que existem vários tipos de moedores de café, entre eles o manual e o elétrico. Cada um com as suas peculiaridades.

Vamos conferir, em seguida, as características de cada um!

Moedores de café manuais

Caso você esteja buscando um produto para uso doméstico, ou seja, para utilizar no conforto da sua casa, considere o moedor de café manual.

Eles têm suas vantagens e desvantagens, por isso fique atento! O moedor de café manual tem uma manivela que deve ser movimentada pela própria pessoa para que os grãos sejam moídos, ou seja, exige um pouco mais de força.

Justamente por ser manual, você tem mais controle sobre a moagem, que tende a ser mais homogênea. Além disso, é possível mudar a granulometria. Mais um benefício é que nesse processo é gerado menos calor e, dessa forma, são evitadas alterações indesejadas nas características do café.

Por outro lado, os moedores de café manuais são um pouco menos práticos para alguns perfis de pessoas e a duração da moagem costuma ser em torno de 3 minutos, ou seja, é mais lento.

De qualquer forma, é um método tradicional para o preparo do café e indicado para quem gosta de participar de todas as etapas e não simplesmente apertar um botão e deixar acontecer.

Outro ponto interessante de ressaltar é que a matéria prima do suporte dos moedores manuais pode variar e são compostos por lâminas de cerâmica.

Existem algumas opções de moedores manuais muito recomendados por serem de altíssima qualidade:

Moedor de café manual Hario Slim

A Hario é uma marca japonesa com muita tradição e referência quando o assunto são utensílios relacionados ao universo do café.

Confira o moedor de café manual Hario Slim comporta até 24g de café. É equipado com lâminas de cerâmica, conta com ajuste de nível de moagem e tampa que evita que os grãos escapem durante o processo.

Além disso, é muito leve e compacto, portanto, é perfeito para quem busca um moedor de café que ocupa pouco espaço e que seja fácil de transportar.

Por ser um moedor manual, gera menos calor no processo da moagem e, consequentemente, evita alterações no seu café.

O moedor Hario Slim possui lâminas de cerâmica e capacidade para moer 24g por vez.

Moedor de café manual Hario Dome

O moedor de café manual Hario Dome é da mesma marca que o anterior, mas tem algumas características diferentes.

Para começar, comporta até 35 gramas e o seu corpo é em madeira, o que proporciona uma aparência mais rústica e, ao mesmo tempo, descolada. Já a sua manivela e a estrutura são em aço inoxidável. As lâminas do produto, por sua vez, são de cerâmica.

Assim como o modelo citado acima, é um moedor de café bastante compacto e prático, com ajuste de moagem.

Moedor de café manual Hario Column

O moedor de café manual Hario Column comporta até 40g e é de altíssima qualidade. O material do seu corpo é madeira, ou seja, é bem charmoso e elegante.

Já a manivela e a estrutura são em aço inoxidável, enquanto as lâminas são em cerâmica. Assim como os produtos anteriores, possui ajuste de nível de moagem.

O moedor manual Hario Column é compacto, leve e bastante prático, sendo uma ótima opção para complementar seus utensílios de café.

O Hario Column possui um visual rústico, com corpo em madeira e capacidade para 40g.

Moinho de café Bialetti

A Bialetti é uma marca que também é referência no universo dos cafés. Foi fundada em 1919 por Alfonso Bialetti, na Itália. Um dos primeiros produtos a ser criado foi a cafeteira Moka Express, que mudou a forma como as pessoas faziam café.

O moinho de café Bialetti é um ótimo produto e com bom custo benefício. Seu corpo é em ABS e silicone, enquanto as lâminas são de cerâmica.

Um diferencial é que este moinho possui demarcações de 1, 3 e 6 xícaras. Além disso, o produto permite que a regulagem da moagem seja configurada para que você obtenha o café ideal para diferentes métodos de preparo do café – experimente utilizar o filtro, a cafeteira italiana ou muitas outras.

Por fim, é também um moedor de café compacto, prático e muito estiloso, que com certeza proporcionará um toque charmoso para a sua cozinha.

Moinho de café Bisetti Trieste

Outra opção de moedor de café manual é o moinho Bisetti Trieste, que comporta até 40g e é garantia de um café delicioso.

Este produto permite ajuste de moagem, de tal forma que você garante um pó de café ideal para diferentes tipos de cafeteiras.

O seu corpo é feito com aço inoxidável e acrílico, enquanto as lâminas são de cerâmica. Além disso, conta com um recipiente em acrílico e uma colher de medição em madeira.

É um moedor super moderno e compacto, que combina com qualquer ambiente.

Moedores de café elétricos

Não pense que os moedores de café elétricos são utilizados apenas em cafeterias e restaurantes. Existem sim alguns que são maiores e profissionais (falaremos em seguida), mas também há modelos menores que podem ser utilizados na sua casa.

Vamos começar pontuando que o processo de moagem é mais rápido do que dos moedores manuais. Isso porque não exige que seja realizado por meio do manuseio de uma manivela, basta apertar um botão e tudo acontece.

No geral, existem dois tipos de moedores elétricos: com lâminas de metal e cerâmica.

Os de metal costumam ser os mais baratos, ou seja, são ótimas opções para quem deseja gastar pouco e começar a entender melhor sobre o processo de moagem. O ponto negativo é que as lâminas desse tipo de produto esquentam mais, o que impacta na extração da bebida.

Já os de cerâmica (ou Burr) são bem mais caros, pois contam com funções mais variadas, como a possibilidade de regular a granulometria. O resultado, portanto, é um café muito mais homogêneo e preciso.

Entre os modelos muito indicados para quem busca um moedor elétrico, confira:

Cadence Di Grano

O Cadence Di Grano é perfeito para quem busca um produto acessível e útil no seu dia a dia. É equipado com lâminas em aço inox, enquanto o corpo é feito em ABS.

É bastante prático e compacto, portanto, é ideal se você busca uma opção que não ocupe muito espaço. Um diferencial é que ele conta com um porta-fio e pés antiderrapantes, ou seja, é muito seguro.

A limpeza também é muito simples e, por fim, vale ressaltar que ele é capaz de moer 50 gramas de café em poucos segundos.

Bialetti Eletricity

Por fim, vamos falar sobre o moedor Bialetti Eletricity, que é um prático moedor elétrico da famosa marca Bialetti, que é referência em utensílios de café.

Este produto conta com reservatório de até 50 gamas e dispositivo de segurança. Além disso, possui tanto o corpo quanto as lâminas de aço inox.

Muito charmoso, é um moedor de café compacto, prático e de fácil utilização.

O moedor Bialetti Eletricity possibilita uma moagem rápida e prática em poucos segundos.

Moedores de café profissionais

Por fim, vale pontuar também que existem os moedores de café profissionais, que são muito utilizados em restaurantes, padarias e cafeterias, ou seja, locais que têm demanda por cafés especiais.

Os moedores profissionais são perfeitos para quem precisa extrair cafés em alta frequência e moer grandes quantidades de grãos. É um equipamento maior e, consequentemente, mais complexo também. Portanto, são indicados apenas para profissionais.

Por que comprar um moedor de café?

Você pode não saber, mas há muitos benefícios em utilizar moedores de café, seja no conforto da sua casa ou em âmbito profissional.

Confira, em seguida, algumas dessas vantagens!

1. Café mais saboroso

Fique atento, pois assim que os grãos de café são moídos, o processo de oxidação é acelerado e, consequentemente, o café perde nuances como o aroma e o sabor.

A vantagem de ter o seu moedor de café é que você tritura os grãos poucos minutos antes de preparar a bebida e, portanto, garante que o café mantenha o sabor, aroma e, é claro, seu frescor. A garantia é de uma xícara de café muito mais saborosa!

2. Qualidade do café

Um café em pó, ou seja, que já vem moído, pode disfarçar defeitos de processamento do produto. 

Por outro lado, comprar diretamente os grãos de café te ajuda a avaliar melhor a qualidade, pois você consegue detectar aspectos que estão relacionados à forma que o café foi conduzido pelos processos de fabricação.

3. Moagem adequada

Por fim, uma última vantagem dos moedores de café é a possibilidade de triturar o seu grão de acordo com o método de preparo escolhido.

A moagem do café permite controlar melhor homogeneidade de granulometria do grão, pois esta pode ser grossa, média ou fina. Ao escolher a moagem correta para o preparo escolhido, você potencializa a sua bebida e garante que ela seja perfeita.

O que levar em consideração para escolher o seu moedor de café?

Agora que você já conheceu os três principais tipos de moedores de café e conferiu alguns dos melhores modelos do mercado, vamos falar sobre como escolher o seu produto.

Fique atento e não se esqueça também de considerar o seguinte quando for escolher o seu moedor:

  • Objetivo: perceba que existem muitas opções de moedores, portanto, antes de investir em algum deles é importante entender qual o seu objetivo. Com isso, quero dizer que você precisa se perguntar em que momento irá utilizar o produto e quais funções e características são essenciais.
  • Limpeza: os moedores manuais são mais práticos nesse sentido, pois podem ser totalmente imersos na água para limpeza. Já no caso dos elétricos é necessário avaliar as partes removíveis e o que não pode entrar em contato com a água.
  • Tamanho: se você está comprando um moedor de café para a sua casa, por exemplo, considere que um modelo compacto e leve pode ser mais adequado, pois ocupa menos espaço. É importante entender essas características para comprar o modelo ideal e que caiba na sua casa, loja ou restaurante.

 Confira modelos de moedores de café na Delgrani

Prontinho! Já está convencido de precisa comprar o quanto antes este utensílio?

Agora você já sabe tudo sobre moedores de café, então chegou a hora de conferir a loja da Delgrani.

Tenha a certeza de que você encontrará diversos modelos de moedores elétricos e manuais das melhores marcas do mercado.

Não deixe de conferir e garantir que a sua experiência preparando café seja a melhor possível. Clique aqui e saiba mais sobre os nossos moedores de café!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *