Cafeteiras em geral

Tipos de cafeteiras: guia completo para escolher a sua

Tipos de cafeteiras guia completo para escolher a sua

Como você prepara o seu café? Sabia que existem diversos tipos de cafeteiras? Cada uma possui singulares que proporcionam a extração de um bom café. Na correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de lado métodos diferenciados que proporcionam uma bebida deliciosa. Muita gente vai direto na forma de preparo mais rápida, mas existem várias cafeteiras que podem proporcionar um ótimo cafezinho por meio de uma experiência diferenciada.

Há cafeteiras de todos tamanhos e para todos os gostos e necessidades. Para te ajudar a compreender quais são os tipos e encontrar aquela que é mais adequada para você, confira o nosso guia completo sobre o assunto. Além das explicações sobre os tipos de cafeteiras, também daremos exemplos de produtos para você já ir pensando em qual comprar!

8 tipos de cafeteiras que você precisa conhecer

Prensa francesa

Tipos de cafeteiras-Prensa francesa

A prensa francesa está entre os tipos de cafeteiras mais populares na Europa. É muito prática e simples de usar, pois não precisa dos famosos filtros de papel nem energia elétrica. Para este tipo de método é preciso usar grãos de moagem média-grossa.

Um dos grandes benefícios é que a prensa francesa preserva os óleos naturais do café, ressaltando o sabor da bebida. Mas, enfim, como funciona essa cafeteira?

Leia mais sobre este método de preparo: Como fazer um bom café – Prensa Francesa

Primeiro, você deve colocar o pó na cafeteira e, em seguida, é preciso adicionar água quente (entre 80°C e 90°C). Aguarde a infusão acontecer por volta de 4 minutos e, por fim, pressione o êmbolo para que os grãos sejam separados da bebida pronta. Viu só como é simples?

Cafeteira Francesa Bialetti Preziosa

Existem diferentes modelos de prensas francesas. Que tal conhecer a Bialetti Preziosa?

A Bialetti é referência quando o assunto é café. A empresa foi fundada em 1919 por Alfonso Bialetti na cidade italiana Crusinallo. A famosa cafeteira Moka Express (sobre a qual falaremos adiante) revolucionou a maneira de se preparar um café.

Esta prensa francesa tem capacidade de até 350 ml. Conta com corpo em aço inoxidável, alça de nylon resistente ao calor, vidro em Borosilicato, além de ser compacta, leve e super prática.

Cafeteira italiana

Cafeteira italiana

A cafeteira italiana, ou Moka, é um charme que irá complementar a sua cozinha. Também é um método de preparo muito prático, que funciona por pressão da água. A moagem indicada também é a média grossa.

O seu café fica pronto rapidinho. Primeiro você deve desenroscar a parte inferior da cafeteira e enchê-la de água filtrada até a válvula de segurança. Em seguida, coloque o café em pó na peneira e nivele a superfície. colocando a peneira com o café na parte inferior da cafeteira. Enrosque a parte superior da cafeteira e leve-a ao fogo baixo-médio com a tampa levantada. Quando o café começar a subir para a parte superior da cafeteira, feche a tampa e desligue o fogo.

Leia mais sobre este método de preparo: Como fazer café na cafeteira italiana

Não há como negar que este é um dos tipos de cafeteiras mais estilosos e práticos, não é mesmo? Sem contar a enorme tradição da marca Bialetti. Confira, em seguida, um modelo de cafeteira italiana super indicado.

Cafeteira Italiana Bialetti Nuova Moka Express

A Bialetti é referência quando estamos falando de cafeteiras italianas. Este modelo da Bialetti Nuova Moka Express é leve e compacto. Tem o corpo em alumínio polido, alça de silicone resistente ao calor e uma válvula de segurança. O design marcante torna essa cafeteira inconfundível e adorada por todos os amantes de um cafezinho.

Cafeteira Aeropress

Cafeteira Aeropress

Criada por Alan Adler, a Aeropress é um método de preparo de café amado pelos entusiastas da bebida, pois pequenas alterações proporcionam diferença no sabor. Seu método de extração utiliza filtro (descartável ou não) e a pressão do ar, o que resulta em uma bebida com muitos óleos essenciais e açúcares, o que antes era possível apenas com extrações por meio da cafeteira expresso. Por isso que o café da Aeropress é limpo e leve, muito parecido com um expresso.

E como funciona? Bom, a Aeropress é muito flexível e você pode experimentar diferentes métodos de preparo do seu café, mas vamos explicar de forma geral um método padrão.

Primeiro você deve encaixar o filtro na peça inferior da cafeteira e posicioná-la acima do xícara ou jarra na qual irá servir ou beber o café. Em seguida, adicione café moído e água no recipiente e encaixe a parte superior da cafeteira na peça inferior. Espere por volta de 1 minuto e pressione suavemente a peça superior para baixo. Dessa forma, a pressão do ar vai extrair a bebida na xícara ou jarra.

Cafeteira Aeropress Aerobie

Esta cafeteira simples e prática também é fácil de limpar e transportar. É um método que permite a utilização de diferentes níveis de moagem e a extração de cafés variados.

Além da cafeteira Aeropress Aerobie, vem com uma colher dosadoras, um mexedor e um conjunto de 350 filtros descartáveis.

Cafeteira Pressca

Cafeteira Pressca

A Pressca é um dos tipos de cafeteiras mais práticos para quem deseja preparar seu café em qualquer lugar. Compacta e leve, foi inventada em 2016 pelo catarinense Gerson Prates, e é portátil, ou seja, você pode levá-la com você em uma mochila ou bolsa.

Leia também: Cafeteira Pressca – o que é e como funciona

Utiliza o método de prensagem french press, que mistura o café com a água aquecida em um recipiente e possui um êmbolo para separar o pó do café. Basta adicionar o café em pó dentro do recipiente, acrescentar água filtrada aquecida e mexer um pouco com uma colher. Espere em torno de 3 minutos e pressione o êmbolo para baixo com a tampa em aberto.

A boa notícia é que a Pressca também é indicada para o preparo de chás, ou seja, é super versátil.

Cafeteira portátil Pressca marrom

Possui capacidade de até 350 ml e pesa menos de 0,5 kg, ou seja, é perfeita para levar para todos os lugares. A cafeteira Pressca conta com sistema de isolamento térmico, é resistente às altas temperaturas e é possível consumir a bebida na própria cafeteira.

Seu preço acessível é mais um dos atrativos do produto que tem conquistado fãs por todos os cantos.

Chemex

Chemex

Apesar de não ser um dos tipos de cafeteiras mais conhecidos no Brasil, o Chemex é famosa em outros cantos do mundo. A peça de vidro tem um formato de ampulheta que proporciona um café limpo, sem amargor.

A utilização do Chemex é simples e prática, semelhante à extração feito por coadores. Basta colocar o filtro cônico descartável na parte superior, adicionar o café em pó e depois despejar a água aquecida em movimentos circulares.

Suporte de vidro Chemex com alça para coar café

Perfeito para quem deseja um método prático e um café sem resíduos, o Chemex é feito em vidro resistente a altas temperaturas e livre da absorção de odores. Além disso, possui alça para transporte e faz café para até 6 xícaras.

Cafeteira Globinho

Cafeteira Globinho

Entre todos os tipos de cafeteiras, a Globinho se destaca diante das outras por ter uma aparência que lembra mais algum instrumento de laboratório. Por mais que não seja uma das maneiras mais práticas de extrair um café, é divertida e diferente de tudo o que você já testou.

A bebida resultante é doce, limpa e sem amargor. E apesar de parecer complicado manusear, se você tiver paciência logo conseguirá experimentar um delicioso café feito diretamente no Globinho. A cafeteira é composta por globos de vidro, 1 funil, 1 base e uma espiriteira (chama).

Para preparar o café, primeiro coloque a água pré-aquecida no globinho de vidro inferior. Em seguida, acenda a espiriteira e a posicione abaixo do globo. Em seguida, encaixe o filtro no copo de vidro superior e adicione o pós de café no copo de vidro. Encaixe o copo de vidro superior acima do globo de vidro, o que fará com que a água do globo inferior suba para o copo de vidro superior.

Quando a água estiver no copo de vidro superior, use uma colher para misturar e aqueça por mais 60 segundos até que o globo de vidro inferior esteja quase vazio. Retire a espiriteira e apague a chama. Espere o café do copo de vidro superior passar para o globo de vidro inferior e retire o copo de vidro superior.

É muito interessante ver todo o processo acontecendo e é indicado para quem realmente curte preparar o café de uma maneira diferente.

Cafeteira Globinho Hario

A Hario é uma marca japonesa fundada em 1921 que é referência na fabricação de vidros de alta qualidade. Possui diversos produtos relacionados ao mundo do café. A cafeteira Globinho Hario tem capacidade de 360 ml e extrai um café suave e delicado, com pouco amargor. Além disso, permite um controle preciso da temperatura.

Cafeteira Turca

Tipos de cafeteiras-Cafeteira Turca

Sabia que o café turco é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO? A cafeteira turca, portanto, possui muita tradição e significados. É possível extrair uma bebida perfumada e encorpada, além de, é claro, ler o futuro na borra do café.

Leia mais: Borra de café, cafeomancia e café turco

A cafeteira turca é conhecida como Ibrik, se parece com uma panelinha e tem um cabo bem comprido. Por meio deste método é possível aromatizar o café adicionando especiarias como canela e cardamomo. O pó é fervido junto com a água, portanto, o resultado é uma bebida mais amarga e com bastante cafeína. O ideal é utilizar uma moagem extra fina.

Apesar de bem diferente, o preparo não é complicado. Primeiro, adicione o pó de café na cafeteira e, se quiser, coloque também especiarias. Em seguida, adicione a água filtrada ou mineral fria e misture bem. Leve o Ibrik ao fogo baixo e aguarde o café ferver, ou seja, borbulhar. 

Desligue o fogo e deixe a cafeteira descansar por um momento, enquanto você tira a espuma que se formou no topo e coloca-a na xícara. Despeje o café pelo canto da xícara e, por fim, adicione um pouco mais de água fria para que o pó de café desça mais rápido ao fundo.

Ibrik para café turco Ceraflame Colonial Pomodoro

Experimente preparar o seu café turco nesta charmosa Ibrik da Ceraflame que é de cerâmica e cabo removível de madeira. Além disso, é resistente a choques térmicos e à prova de riscos. Tem capacidade de até 240 ml e pesa 0,3 kg.

Ah, e lembre-se de que a borra que fica ao fundo da xícara pode ser utilizada para a leitura da sina.

Máquina de expresso

Máquina de expresso

Já é possível se deliciar com um delicioso café expresso em casa utilizando uma máquina de expresso. Para preparar a bebida basta manter o reservatório de água cheio e colocar a cápsula no compartimento indicado. Em seguida, você aperta um botão e a mágica acontece. Em apenas alguns segundos o seu cafezinho está pronto para ser consumido.

Leia mais: Cápsulas de café expresso – descubra este universo

Apesar de ser um investimento mais caro, permite que você saboreie um café como o dos restaurantes, de acidez mais acentuada. Vale pontuar também que as cápsulas de café expresso são encontradas em muitos lugares, como supermercados e lojas especializadas.

Máquina de expresso Oster Prima Latte Evolution

A máquina de expresso Oster Prima Latte Evolution é perfeita para quem deseja um produto versátil, pois permite a utilização de café em pó, sachês e cápsulas Nespresso. É possível criar bebidas diferentes, como capuccinos e macchiatos.

Seu reservatório de leite com capacidade de até 600 ml permite que mais de 10 capuccinos sejam feitos por vez, além da possibilidade de automatizar o preparo de drinks variados. O material da máquina é alumínio, com corpo com acabamento em aço escovado e bomba italiana com 19bar de pressão. Para completar, seu painel é de fácil manuseio, a bandeja de resíduos é removível e possui um programa de ciclo de limpeza.

Descubra o mundo das cafeteiras

São muitos tipos de cafeteiras, não é mesmo? É possível preparar a sua bebida com muito estilo, rapidez e versatilidade. Agora é a hora de começar a se aventurar neste universo e testar novas maneiras de preparar seu cafezinho. Entre na loja virtual da Delgrani e conheça todos os produtos: cafeteiras, coadores, xícaras, café gourmet e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *