Curiosidades

Xícaras de café: sua importância e tipos

Xícaras de café: sua importância e tipos

Sabia que o recipiente no qual você bebe o seu café pode afetar o sabor da bebida? Para aproveitar o melhor do seu cafezinho é preciso ter clareza sobre os diferentes tipos de xícaras para café que existem.

Apesar de importante, muita gente acaba deixando este ponto passar despercebido. É comum a preocupação com a temperatura da água, o tempo de infusão, a moagem dos grãos, mas também não se pode esquecer da xícara para o seu café.

Leia também: Moedores de café – guia completo para escolher o seu

Não pense que é bobagem, afinal, os próprios especialistas em café afirmam que utilizar uma xícara tem o poder de interferir na apreciação da bebida. E quem não quer um cafezinho perfeito, não é mesmo?

Para te ajudar a entender em detalhes as diferenças entre as xícaras para café, continue lendo este artigo até o final. Vamos falar sobre os principais tipos e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Xícara para café: informações gerais que você precisa saber

De maneira geral, é importante ter em mente que as xícaras maiores são destinadas para o consumo de bebidas quentes mais fluidas, ou seja, café e chá.

Já para bebidas mais espessas, como chocolate quente e café expresso, o ideal é utilizar xícaras menores.

Além disso, outra recomendação importante é que, independentemente do tamanho da xícara, procure sempre enchê-la até mais da metade.

Quais são os formatos de xícaras para café?

Primeiro, vamos explorar quatro tipos de formatos de xícaras para café, explicando para qual tipo de bebida e situação cada uma é mais adequada.

Confira os detalhes e se bater aquela vontade de um cafezinho, não deixe de passar na loja virtual da Delgrani para conferir produtos incríveis do universo do café!

1. Xícara com base arredondada

Este tipo de xícara para café com base arredondada é ideal para apreciar um expresso, pois a geometria e os ângulos do recipiente impactam diretamente no resultado e apresentação da bebida.

Por ter uma base arredondada, os ângulos são mais suaves, influenciando no resultado final. Dessa forma, ao colocar a bebida nesse tipo de xícara o café continua encorpado até você terminar de consumi-lo.

Outro ponto importante de ressaltar é a questão da aresta. Uma xícara de expresso adequada não deve ter nenhum vinco, pois essa característica acaba atrapalhando a formação da crema.

2. Xícara com boca larga

Sabia que as xícaras com boca estreita acabam prejudicando um pouco a experiência olfativa? Se você deseja sentir ao máximo os aromas da bebida, a dica é usar uma xícara para café com boca larga.

Nestes casos, uma xícara de chá pode ser uma boa pedida também.

Por outro lado, o ponto negativo é que a abertura maior faz com que a bebida esfrie mais rápido no topo, mas permaneça quente no fundo.

3. Xícara cilíndrica

Um dos modelos comuns, a xícara em formato cilíndrico é ótima para o café que você prepara em casa em pouca quantidade.

No entanto, não é nem um pouco recomendada para o café expresso, por exemplo, pois ele é mais encorpado.

4. Xícara em formato de cone

Para quem é fã de um cafezinho mais cremoso, como por exemplo, um capuccino, a xícara adequada é aquela que tem formato de cone, sabe?

Estamos falando de um recipiente com boca larga e fundo estreito, pois é ideal para manter a cremosidade da bebida e também realçar o aroma.

Huuum… Já deu até vontade de preparar um, não é mesmo?

Quais são os materiais de xícaras para café?

Agora chegou a hora de falarmos sobre os materiais dos quais são feitas as xícaras para café, afinal, existem diversas opções.

Nunca parou para pensar sobre isso? Então chegou a hora de conhecer as diferenças entre cada um se tornar um especialista no assunto.

1.  Xícara de louça

Existem vários modelos e cores de xícaras de louça, portanto, se você adora utensílios de cozinha é capaz de criar coleções.

A xícara de louça é muito procurada porque é uma das que melhor conserva a temperatura do café.

Leia também: Como conservar o café? 3 dicas essenciais!

Aquelas que são menores e em formato de cone são ótimas para consumir um cafezinho expresso, por exemplo. Por outro lado, modelos com borda espessa e arredondada são mais confortáveis para beber.

Cada um com as suas peculiaridades, cada material é útil para uma função diferente.

2. Xícara de ágata

Não podemos negar que uma das opções mais charmosas é a xícara de ágata, né? Super fofa, em diversas cores, muita gente acaba comprando só pela aparência.

No entanto, não é a melhor de todas para degustar um café, pois o material não conserva a temperatura da bebida por muito tempo. Além disso, é preciso ter cuidado, pois alguns modelos não isolam o calor da alça.

Mesmo assim, se você é daqueles que degusta o café mais rápido e preza por estilo, então pode ser interessante adquirir algumas xícaras de ágata.

3. Xícara de porcelana

Pense naqueles filmes em que os personagens se sentam em uma bela mesa composta por xícaras com flores e detalhes dourados. Essas são as xícaras de porcelana.

Muito admiradas pela sua beleza, acabam sendo mais do que um utensílio de cozinha. Muitas pessoas usam as xícaras como um item para compor a decoração de ambientes.

Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), os modelos de porcelana são os mais indicados, pois conservam a temperatura da bebida melhor do que qualquer outro material.

4. Xícara de cerâmica

A cerâmica é um material resistente e que mantém bem a temperatura da bebida, portanto, é ideal para quem também gosta de degustar um cafezinho sem pressa.

É um material que também conta com vários modelos e cores, sendo muito interessante para compor a sua cozinha.

5. Xícara de vidro térmico

Por fim, o último modelo que iremos abordar é a xícara para café de vidro térmico. O café coado, que normalmente é feito em grande quantidade, alta temperatura e conservado em garrafa térmica, deve ser consumido em uma xícara deste material.

Além disso, o recomendado é que se beba o café em uma xícara de tamanho médio, com boca mais larga. A menor capacidade de condução térmica do material evita que você queime a boca.

Confira modelos de xícaras para café no site da Delgrani

Agora que você já sabe tudo sobre formatos e materiais de xícaras para café, que tal ir até a loja virtual da Delgrani?

Por lá, você pode navegar conferir diferentes tipos de xícaras para todos os gostos e necessidades.

Clique aqui para acessar ao site agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *